Imagens de si: o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017)

Autores/as

  • Ana Cláudia Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristiane Lindemann Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i2.10662

Resumen

O artigo identifica e avalia articulações entre os posicionamentos editorial e comercial adotados pelo jornal Zero Hora, editado pela Rede Brasil Sul (RBS), tendo em vista a construção de uma imagem da publicação em meio aos processos de convergência. Analisa-se textos do jornal sobre si (conteúdo editorial e anúncios) publicados no período entre novembro de 2015 e maio de 2017. Os procedimentos metodológicos abrangem a pesquisa bibliográfica, a documental e a exploratória. Observa-se, no discurso da publicação, que ZH vem ajustando seus modelos de negócios a partir de ações que visam sobretudo, consolidar seu relacionamento com o público em meio ao processo de convergência jornalística. Para tanto, utiliza como estratégia reiteradas formas de construção de representações de si, intencionando a formação de uma imagem que dê conta de elementos como inovação, credibilidade e reconhecimento.

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Biografía del autor/a

Ana Cláudia Gruszynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação e nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

Cristiane Lindemann, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Jornalista. Doutora pelo PPGCOM/UFRGS. Professora do Departamento de Comunicação Social na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Edição, Cultura & Design (LEAD).

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Publicado

2018-09-20

Cómo citar

Gruszynski, A. C., & Lindemann, C. (2018). Imagens de si: o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017). Revista Eco-Pós, 21(2), 486–510. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i2.10662