Novas narrativas fotográficas no ciberjornalismo: O acontecimento no campo do sensível
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v15i1.1194Resumen
O artigo reflete sobre novas modalidades que o fotojornalismo desenvolve na internet a partir do estabelecimento de outras possibilidades de narrativas fotográficas. Entre elas, destaca-se as que são potencializadas pelos blogs criados por repórteres fotográficos de jornais tradicionais que servem como espaço para a publicação de imagens normalmente desprezadas pelas decisões editoriais convencionais. Analisa-se esses processos a partir de suas implicações com as teorias do acontecimento, a construção de narrativas e desdobramentos das semioses. No ambiente digital, as práticas fotojornalísticas em consolidação alteram a cultura do jornalismo e introduzem nas práticas profissionais questões estéticas e performativas distintas. O trabalho tem como suporte empírico a observação do blog Diário da Foto, veiculado pelo jornal Diário Gaúcho de Porto Alegre que abriga fotos não aproveitadas nas coberturas.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.