Informação, contra-informação, ur-informação fílmicas

Autores/as

  • Nicole Brenez

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.12495

Resumen

Este artigo busca, inicialmente, definir alguns dos termos que concernem aÌ€ atuação da induÌstria da comunicação e sua forma de registro dos acontecimentos. A partir da definição desses termos, se torna possiÌvel distinguir treÌ‚s modos de se lidar com a questão da transmissão de perspectivas quanto aÌ€ realidade -- mantendo-se fiel ou não aos fatos e eventos -- no campo da expressão fiÌlmica, calcadas, sobretudo, em aspectos poliÌticos e sociais: a informação, a contra-informação e a Ur-informação. Finalmente, feitas as distinções, eÌ apresentado um inventaÌrio, que reuÌne cineastas e coletivos ao redor do mundo que, desde o iniÌcio do seÌculo XX ateÌ a atualidade, trabalharam e vem trabalhando no combate aÌ€ desinformação, realizando noticiaÌrios, documentaÌrios e filmes que se enquadram na vertente da chamada “contra-informação”. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-09-14

Cómo citar

Brenez, N. (2017). Informação, contra-informação, ur-informação fílmicas. Revista Eco-Pós, 20(2), 211–231. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.12495