Controvérsias do funk no YouTube: o caso do Passinho do Volante

Autores/as

  • Simone Pereira de Sá Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós-Graduação em Comunicação
  • Simone Evangelista Cunha Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i3.1401

Resumen

O artigo discute as disputas de gosto e valor em torno do funk nas redes sociais a partir do vídeo Passinho do Volante, segundo videoclipe brasileiro mais visto no YouTube em 2013. Analisando comentários negativos postados por usuários no portal, buscamos identificar a circulação e a atualização de estigmas relacionados ao histórico do funk no Brasil. Para tanto, utiliza-se da discussão da sociologia da música em torno das disputas simbólicas que constroem o gosto musical -- sobretudo a noção de performance de gosto (Hennion); e aspectos da metodologia oriunda da Teoria Ator-Rede (cartografia das controvérsias).

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Biografía del autor/a

Simone Pereira de Sá, Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Doutora em Comunicação e Cultura, professora do Dep. de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do LabCult - Laboratório de Pesquisas em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação. Pesquisadora produtividade 1D CNPq

Simone Evangelista Cunha, Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Mestre em Comunicação, especialista em Mídias Digitais e pesquisadora do LabCult - Laboratório de Pesquisas em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação.

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Publicado

2014-12-24

Cómo citar

Pereira de Sá, S., & Evangelista Cunha, S. (2014). Controvérsias do funk no YouTube: o caso do Passinho do Volante. Revista Eco-Pós, 17(3). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i3.1401