Cenas de Beto Rockfeller: memórias de 1968, o ano que mudou para sempre o gênero telenovela no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i1.16176Resumen
O presente artigo comenta algumas cenas e sequências da telenovela Beto Rockfeller (Bráulio Pedroso, TV Tupi, 20h, de 4 de novembro de 1968 a 30 de novembro de 1969) de forma articulada à história do gênero e ao contexto das demais produções ficcionais no período. O objetivo é observar como a telenovela documentou a época, evidenciou metamorfoses e rupturas de seu tempo histórico, fortalecendo-se como lugar de memória coletiva, e de como as inovações surgidas na conjuntura de 1968 contribuíram para moldar o gênero teledramatúrgico no Brasil e formar as bases que ajudaram a criar o Padrão Globo de Qualidade para teledramaturgia.
Descargas
Citas
ALENCAR, M. A Hollywood Brasileira. Panorama da telenovela no Brasil. Rio de Janeiro: SENAC, 2002.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BRANDÃO, Cristina. O Grande Teatro Tupi do Rio de Janeiro - o teleteatro e suas múltiplas faces. Juiz de Fora/MG: Ed. UFJF/Panorama. 2005
BRANDÃO, Cristina. Herdeiros do teleteatro -- novos rumos na teledramaturgia. Anais do VII Encontro Nacional de História da Mídia -- mídia alternativa e alternativas midiáticas. 19 a 21 de agosto de 2009, Fortaleza-CE. Disponível em <http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/7o-encontro-2009-1/Herdeiros%20do%20teleteatro%202013%20novos%20rumos%20na%20teledramaturgia.pdf> Acesso em: 09.03.2018.
CAMPEDELLI, Samira Youssef (1987). A telenovela. 2. ed. Editora Ática, 1987.
CÂNDIDO, Antonio. Dialética da malandragem. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n.08, São Paulo: IEB-USP, 1970.
DAUROIZ, Alline. 'Beto Rockfeller foi um ruído na teledramaturgia'. Diretor do improviso, Lima Duarte ajudou a lapidar as experimentações da trama. O Estado de S. Paulo, 16 de novembro de 2008. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/noticias/televisao,beto-rockfeller-foi-um-ruido-na-teledramaturgia,278466> Acesso em 09.03.2018.
FERNANDES, I. Memória da Telenovela Brasileira. SP: Brasiliense, 1997.
GUERRA, M.A. Carlos Queiroz Telles: história e dramaturgia em cena (década de 70). São Paulo: Annablume, 1993.
HAMBURGER, E. Diluindo Fronteiras: A televisão e as novelas no cotidiano. In: Lilia Moritz Schwarcz (org.), NOVAES, Fernando (coord.). História da Vida Privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. Volume 4. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
HAMBURGER, Ester. Beto Rockfeller. A motocicleta e o engov. Significação Revista de Cultura Audiovisual, v. 14, n. 41. São Paulo: Eca-Usp, 2014.
HOLLANDA, H.B. de, GONÇALVES, M.A. Cultura e participação nos anos 60. São Paulo: Brasiliense, 1982.
JAKUBASZKO, Daniela. Beto Rockfeller: marcas da contracultura na telenovela brasileira. Intercom, Anais 2002. Disponível em: <http://intercom.org.br/papers/nacionais/2002/Congresso2002_Anais/2002_NP14JAKUBASZKO.pdf> Acesso em 10.03.2018.
JAKUBASZKO, Daniela. Levantamento da Presença de Temas de Importância Social nas Telenovelas Brasileiras. Intercom, Anais 2008. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0925-1.pdf> Acesso em 10.03.2018.
MOTTER, M.L. Ficção e Realidade - Telenovela: um fazer brasileiro. Ética & Comunicação - FIAM, São Paulo, n.2, ago/dez. 2000.
MOTTER, L.M. A Telenovela: Documento Histórico e Lugar de Memória. RevistaUSP, n. 48, São Paulo: USP, CCS, dez., jan., fev. 2000-2001.
MOTTER, L.M. e JAKUBASZKO. Daniela. Os limites do merchandising social na telenovela brasileira. Intercom, Anais, 2006. Ver: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0258-1.pdf
MOTTER, L.M. e JAKUBASZKO. Daniela. Telenovela e realidade social: algumas possibilidades dialógicas. Revista Comunicação & Educação -- Ano XII -- N.1 -- jan./abr. 2007. p. 55-64.
MOYA, Álvaro de. Gloria in Excelsior. Ascenção, apogeu e queda do maior sucesso da televisão brasileira. São Paulo: Coleção Aplauso - Imprensa Oficial, 2010.
NEMI, João e JAKUBASZKO, Daniela. A ficção televisiva e o galã de novela em zona de fronteira entre o machismo e o feminismo: um estudo de caso do galã José Mayer. Revista Comunicação & Inovação, v. 18, n. 38 (122-140) set-dez 2017. São Caetano do Sul-SP: PPGCOM/USCS.
OLIVEIRA, Ana de. Tropicália. Identifisignificados. s/d. Disponível em: < http://tropicalia.com.br/identifisignificados/e-proibido-proibir/discurso-de-caetano> Acesso em 09.03.2018.
ORTIZ, R.; BORELLI, S.H.S.; RAMOS, J.M.O. Telenovela: história e produção. São Paulo: Brasiliense, 1989.
PALLOTTINI, R. (1998). Dramaturgia de televisão. São Paulo: Moderna, 1998.
PECEGUEIRO, Alberto (coord.). Melhores momentos: a telenovela brasileira. Rio de Janeiro: Rio Gráfica e Editora S/A, 1980.
PINTO, V.B.N. História e imagem, metamorfoses. Revista Comunicação & Educação, n. 10, CCA/ECA/USP/ Moderna, setembro/dezembro, 1997 (p. 15-23).
SACONI, Rosi. Fogo destrói o Canal 9. Incêndio transmitido ao vivo apressou o fim da Excelsior. Há 40 anos. O Estado de S. Paulo, 17 de julho de 2010. Disponível em: <http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,fogo-destroi-o-canal-9-imp-,582473> Acesso em 09.03.2018.
SACRAMENTO, Igor. Dias Gomes: um intelectual comunista nas tramas comunicacionais. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.