Philosophy of composition (1846) e Psychology of Composition (1944): do ensaio literário poeano ao ensaio fílmico eisensteiniano

Autores/as

  • Helciclever Barros da Silva Vitoriano Inep
  • André Luís Gomes UnB

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.1931

Resumen

O objetivo deste artigo é refletir sobre as considerações estéticas de Poe e de Eisenstein, assim como evidenciar aspectos importantes do pensamento de Poe discutidos por Eisenstein, que demonstram o impacto das ideias do poeta norte-americano no cinema de Eisenstein.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Helciclever Barros da Silva Vitoriano, Inep

Doutorando em Literatura pela UnB. Pesquisador do Inep.

André Luís Gomes, UnB

Professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura (TEL) e do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. Bolsista CAPES - CAPES Foundation, Ministry of Education of Brazil -- BEX 4160/13-4.

Citas

ANDREW, James Dudley. As Principais Teorias do Cinema: Uma Introdução. Tradução Teresa Ottoni. Rio

de Janeiro: Zahar, 2002.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Tradução Eloisa Araújo Ribeiro. Dicionário teórico e crítico de cinema.

Campinas: Papirus, 2009.

BORDWELL, David. Poetics of cinema. New York: Routledge, 2008.

COSTA, Luiz Cláudio da. No Paiz das Amazonas: a glória da imagem realizada. Estudos de cinema: Socine II

e III. São Paulo: Annablume, 2000. Disponível em: http://www.socine.org.br/livro/II&III_Estudos_Socine.

pdf. Acesso em: 7 abr. 2016.

EISENSTEIN, Sergei. The Psychology of Composition, Edited and translated by Alan Y Upchurch, 1986 and

Seagull Books Calcutta,1987.

POE, Edgar Allan. Ficção Completa, Poesia e Ensaios. José Aguilar, 1965.

GERBASE, Carlos. O que o cinema aprendeu com Edgar Allan Poe. (E o que a literatura ainda aprende

com o cinema). Letras de Hoje. V. 44, Porto Alegre, 2009. Disponível em <http://revistaseletronicas.pucrs.

br/teo/ojs/index.php/fale/article/view/6024>. Acesso em 05/06/2014.

GIUNTINI, Mauro. A narrativa cinematográfica de Alejandro González Iñárritu. Tese

(Doutorado em Comunicação) UnB/Brasília, 2015. Disponível em: http://repositorio.unb.br/

bitstream/10482/18174/1/2015_MauroGiuntiniViana.pdf. Acesso em: 1 fev. 2016.

LAMPOLSKI, Mikhail. The Memory of Tiresias: Intertextuality and Film. Translator Harsha Ram. University

of California Press, Berkeley, Los Angeles, London, 1998.

VIANA, Nildo. Capitalismo e cinema. ALCEU.n. 27, 2013. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.

br/media/5alceu27.pdf. Acesso em: 7 abr. 2016.

ROBERTSON, Robert. Eisenstein on the Audiovisual: The Montage of Music, Image and Sound in Cinema.

London, New York: Tauris Academic Studies/I.B. Tauris Publishers, 2009.

Publicado

2016-12-23

Cómo citar

Vitoriano, H. B. da S., & Gomes, A. L. (2016). Philosophy of composition (1846) e Psychology of Composition (1944): do ensaio literário poeano ao ensaio fílmico eisensteiniano. Revista Eco-Pós, 19(3), 292–313. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.1931

Número

Sección

Perspectivas