O estilo barroco na direção de arte do cinema: análise de um plano sequência de Soberba de Orson Welles

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i2.25197

Resumen

Este artigo pretende apresentar um estudo sobre o estilo barroco na composição do espaço e na plasticidade da imagem no cinema a partir da análise de um plano-sequência do filme Soberba (1942) de Orson Welles. Trata-se de uma investigação sobre a importância da direção de arte e cenografia no cinema e de suas relações com o estilo barroco e com técnicas da direção de fotografia.

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Biografía del autor/a

Marcia Regina Carvalho da Silva, Pesquisadora do Centro de Estudos de Música e Mídia da UNIP.

é professora da área de comunicação e cinema com doutorado em Multimeios pela UNICAMP e pós-doutorado em Meios e Processos audiovisuais pela ECA-USP. É pesquisadora do Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid e autora do livro A canção no cinema brasileiro (Alameda, FAPESP, 2015).

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Publicado

2020-11-21

Cómo citar

Carvalho da Silva, M. R. (2020). O estilo barroco na direção de arte do cinema: análise de um plano sequência de Soberba de Orson Welles. Revista Eco-Pós, 23(2), 330–344. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i2.25197