Temporalidades liminares e liminoides

Música e semiotical blues nos bailes da saudade de Belém

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27500

Palabras clave:

Bailes da saudade, Festa, Saudade, Temporalidade, Emoção

Resumen

O artigo reflete sobre as sensibilidades musicais presentes nos tradicionais “bailes da saudade” de Belém, Pará. Partido de dados produzidos por uma etnografia com sete meses de duração, procura-se discutir um dos aspectos centrais dessas sensibilidades: a sua disposição temporal. Relaciona-se etno-grafia e fenomenologia na compreensão dos fenômenos culturais relacionados a essa sensibilidade, identificando seus componentes nostálgicos por meio de uma categoria analítica: o semiotical blues. Parte-se do debate de Turner (2012) sobre liminaridades e liminoides para refletir sobre a relação entre música, temporalidade e emoção. Nesse trajeto recorre-se também Schutz (1967; 2012), utilizan-do-o para refletir a respeito dos processos intersubjetivos que compõem a cultura.

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Biografía del autor/a

Fabio Fonseca de Castro, Universidade Federal do Pará

Doutor em sociologia pela Universidade de Paris V e pós-doutor pela Universidade de Montreal. Professor dos Programas de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia e em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2022-12-18

Cómo citar

Fonseca de Castro, F. (2022). Temporalidades liminares e liminoides : Música e semiotical blues nos bailes da saudade de Belém. Revista Eco-Pós, 25(3), 295–317. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27500