A Simbologia de Marielle Franco nas guerras culturais do Brasil polarizado: uma análise discursiva
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27694Palabras clave:
Desinformação, Polarização política, Marielle Franco, Análise de discurso, Guerras culturaisResumen
O assassinato de Marielle Franco ganhou centralidade nos debates políticos no Brasil a ponto de a vereadora ser alvo constante de campanhas desinformativas após sua morte. Neste artigo, exploramos a razão de Marielle ter se transformado em um símbolo que incomoda tanto determinado espectro político brasileiro, a partir da análise de discurso. Analisamos os movimentos interdiscursivos de um corpus composto por 38 discursos proferidos pela ex-vereadora na Câmara Legislativa do Rio de Janeiro entre os anos de 2017 e 2018 e 36 textos de notícias falsas divulgadas nas redes sociais após a sua morte. Além de entendermos que, para o campo discursivo rival, a imagem de Marielle se transformou em uma metonímia da própria esquerda, concluímos que, ao questionar o abuso e violência policial nas favelas, o discurso da vereadora tensionava o esquema discursivo binário do conservadorismo punitivo. A sua morte pelas mãos de ex-policiais era uma narrativa que, por ameaçar tal coerência discursiva, foi recontada através de fake news.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista ECO-Pós
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.