As controvérsias de Morrissey e a cultura do cancelamento
Uma batalha nas guerras culturais da música pop
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27697Palabras clave:
Cancelamento, Controvérsia, Fandom, Morrissey, TwitterResumen
O artigo aborda um fenômeno da cultura pop que ganhou visibilidade no contexto das redes sociotécnicas: a prática de “cancelamento” de artistas por fãs. Partindo da premissa de que essa prática se estabelece como uma arma de destaque nas guerras culturais contemporâneas, abordamos o caso do cancelamento do cantor e compositor Morrisey, da banda The Smiths, por parte de seu fandom, na ocasião em que ele se apresentou na televisão americana usando um broche do partido de extrema direita For Britain, buscando contribuir com uma metodologia de análise do fenômeno. Na primeira parte do artigo desenvolvemos o argumento de que a reação ao cantor se dá no horizonte de expectativas (Koselleck,2006) construído a partir da experiência que os fãs tiveram com seu ídolo ao longo da carreira, na qual se destaca a “performance nostálgica” de Morrisey (Alberto 2021). A seguir, na segunda parte, utilizamos a noção de coerência expressiva (Pereira de Sá; Polivanov, 2012; Goffman,2009), como chave de análise a fim de rastrear as partes constitutivas desse processo e seguir algumas das suas implicações e tensões.
Palavras Chave: Cancelamento. Controvérsia. Fandom. Morrissey. Twitter.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista ECO-Pós
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.