A Celebridade é política?
movimentos de politização e despolitização entre Anitta e seus públicos
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27702Palabras clave:
Celebridades, Públicos, Abordagem pragmatista, Politização, Política de celebridadesResumen
Este artigo investiga tensionamentos entre a cantora brasileira Anitta e seus públicos em um acontecimento ocorrido durante o período eleitoral de 2018. Utilizando uma abordagem pragmatista das celebridades (França; Simões, 2020a, 2020b) e a noção de (des)politização (Wood; Flinders, 2014), analisamos as disputas de sentidos e valores politizados entre a celebridade e os públicos no decorrer de duas semanas no Twitter. Identificamos diferentes fluxos de politização e despolitização de valores na imagem pública de Anitta, partindo tanto da celebridade quanto de seus públicos, num movimento de interpretação e (des)naturalização de sentidos políticos.
Palavras-chave: celebridades; públicos; abordagem pragmatista; politização; política de celebridades.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista ECO-Pós
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.