Glitch de Superfície
Da emersão de modos de ser da Glitch Art
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27765Palabras clave:
Glitch Art, Glitch de Superfície, Arte Digital, Estética do Erro, ApropriaçãoResumen
O presente artigo, num primeiro movimento, explora reflexões, conceituações e categorizações realizadas por autores como Moradi (2004), Menkman (2011) e Stearns (2012) acerca da Glitch Art – gênero de arte digital que explora o erro tecnológico. Em seguida, de maneira mais específica, a partir da compreensão de duas categorias da Glitch Art propostas por Moradi (2004) – Pure Glitch e Glitch Alike – propõe-se uma terceira categoria, que denominamos Glitch de Superfície, que aparece à luz do desenvolvimento das tecnologias e dos softwares e aplicativos de edição de mídias digitais, como imagens, vídeos e textos. A concepção de “superfície” está atrelada à noção de que tais aplicativos, ao simularem o erro digital contido dentro da máquina, transportam-no para a sua camada mais extrema: a superfície da imagem. Por fim, busca-se refletir sobre as reverberações desta categoria artístico-estética proposta, em seu caráter social, político, cultural e econômico.
Descargas
Citas
BRIZ, Nick. Glitch Art Historie[s] contextualizing glitch art -- a perpetual beta. In: In: BRIZ, Nick et al. (orgs.). GLI.TC/H 20111 READER[R0R]. Disponível em: http://gli.tc/h/READERROR/GLITCH_READERROR_20111-v3BWs.pdf. Unsorted Books, 2011. Acesso em: 06/09/2021.
BONENFANT, Maude. Le libre jeu: Réflexion sur l’appropriation de l’activité ludique. Montréal: Liber, 2015.
CASCONE, Kim. The Aesthetics of Failure: “Post-Digital” Tendencies in Contemporary Computer Music. In: Computer Music Journal, 24:4, pp. 12–18, 2000. Disponível em: https://ccrma.stanford.edu/~adnanm/DAT330/CMJ24_4Cascone.pdf. Acesso em: 06/09/2021.
DELANDA, Manuel. War in the Age of Intelligent Machines. New York: Zone Books, 1991.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. A Thousand Plateaus: Capitalism and Schizophrenia. Trans. B. Massumi. London: The Athlone Press, 1988.
FERNANDES, José Carlos Silvestre. A Estética do Erro Digital. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3ª ed. totalmente revista e ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
FERREIRA, Emmanoel. Imagem digital e cinema de animação: uma abordagem crítico-comparativa do uso do 3D no cinema de animação contemporâneo. In: Contemporânea (UERJ), Ed. 16, Vol. 8, n. 3, 2010.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
HENRIOT, Jacques. Le Jeu. 3ª. Ed. Paris: Editions Archétype82, 1983.
GAZANA, Cleber. Glitch Art e Suas Relações com o Passado da Arte Visual. In: Texto Digital, v. 11 (no 1), 2015, p. 315-338.
____. Glitch Art: Estética do Erro Digital. In: 24º Encontro da ANPAP. Compartilhamentos na Rede: Redes e Conexões. 2015, pp. 1261-1271.
____. Glitch: A Arte Visual do Erro Digital. In: Poéticas Visuais, Bauru, v. 5 (n. 1), 2014, pp. 67-82.
____. Glitch Art: procedimentos de corrupção dos arquivos digitais. In: 5° Encontro internacional de grupos de pesquisa. São Paulo: ECA/USP, 2014, p. 22-47.
GAZANA, Cleber; BERTOMEU, Virginia Pereira Cegato; BERTOMEU, João Vicente Cegato. Glitch: estética contemporânea visual e sonora do erro. In: Cultura Visual, n. 19, julho/2013, Salvador: EDUFBA, p. 81-99.
GOMBRICH, Ernst Hans. The Sense of Order: A Study in the Psychology of Decorative Art. New York: Cornell University Press, 1984.
JACKSON, Rebecca. The Glitch Aesthetic. MA Thesis. Atlanta/GA: Georgia State University, 2011. Disponível em: https://scholarworks.gsu.edu/communication_theses/80/. Acesso em: 06/09/2021.
MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Cambridge/MA: The MIT Press, 2001.
MENKMAN, Rosa. Glitch Studies Manifesto. (2010). Disponível em: https://rosa-menkman.blogspot.com/. Acesso em: 06/09/2021.
____. The glitch moment(um). Amsterdã: Institute of Network Cultures, 2011.
MORADI, Iman. GTLCH AESTHETICS. BA (Hons) Dissertation. Huddersfield/UK: The University of Huddersfield, 2004. Disponível em: http://www.organised.info/wp-content/uploads/2016/08/Moradi-Iman-2004-Glitch-Aesthetics.pdf. Acesso em: 06/09/2021.
PAQUETE, Hugo. Entropia Disfuncional: Noise, Glitch e Caos nas Artes Sonoras. Aveiro: Departamento de Comunicação e Arte, 2014.
RUSSELL, Legacy. Glitch Feminism. London: Verso, 2020.
SCOTT, Ant. Anti-fractal. In: Beflix!, 2001. Disponível em: http://www.beflix.com/antifractal.html. Acesso em: 08/12/2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista ECO-Pós
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.