Edição de Diálogos no Cinema, de Débora Opolski:
a fala cinematográfica como um elemento sonoro
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27872Palabras clave:
Falas em filmes, Design de som no cinema, Fragmentação do diálogo na edição de filmesResumen
Resenha de Débora Opolski, Edição de Diálogos no Cinema: a fala cinematográfica como um elemento sonoro (Curitiba: Editora UFPR, 2021). O importante livro de Opolski trata de diálogos como elemento do design do som no cinema. Discute, num amplo movimento estético, histórico e técnico, as descontinuidades causadas às falas no processo de edição cinematográfica; os fatores vocais, prosódicos e estruturais presentes nos diálogos cinematográficos que afetam o estabelecimento de personagens e de uma narrativa; e, por meio de diversas análises de filmes recentes brasileiros, aponta virtudes a serem replicadas e deficiências, pela fragmentação dos diálogos, a serem evitadas em produções futuras. É um livro que deve influenciar cineastas no futuro próximo e, ao mesmo tempo, muito interessante para cinéfilos que queiram ampliar sua compreensão do design de som.
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OPOLSKI, Débora. Edição de Diálogos no Cinema: a fala cinematográfica como um elemento sonoro. Curitiba: Editora UFPR, 2021
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Derechos de autor 2022 Mauricio Dottori
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