MMA e a batalha de lives em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27934

Palabras clave:

mixed martial arts, Internet, plataformas digitais, Brasil

Resumen

Neste artigo analisamos o uso das mídias digitais por atores sociais do MMA do Sul do Brasil, em especial da plataforma Instagram. Partimos de pesquisa etnográfica que engloba a observação participante em ambientes online e offline, entrevistas com atletas, treinadores, promotores de lutas e empresários do universo das lutas, bem como da análise tanto do uso das plataformas digitais quanto o próprio funcionamento das plataformas. Descrevemos os distintos modos pelos quais os aplicativos são utilizados para a construção dos personagens dos atletas e a importância das lives como espaço de sociabilidade durante a pandemia de COVID-19 no Brasil.  

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Biografía del autor/a

Diéssica Shaiene Gaige, UFRGS

Diéssica Shaiene Gaige é Licenciada em Sociologia e mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisa o mercado das lutas corporais. Integra o Grupo de An- tropologia da Economia e da Política (GAEP/PPGAS) da UFRGS. Tem experiência nas áreas de Antropologia Digital, Envelhecimento, Antropologia do Esporte e Antropologia Econômica.

Débora Krischke-Leitao, UQAM

Débora Krischke Leitão é doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora do Departamento de Sociologia da Université du Quebec à Montreal (UQAM).  É pesquisadora associada ao laboratório Homo Ludens (UQAM) e ao Centre de recherche Cultures, Arts, Sociétés (CELAT), atuando nos temas: mídias digitais, corpo, consumo, gênero e sexualidade.

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Publicado

2022-12-18

Cómo citar

Gaige, D. S., & Krischke-Leitao, D. (2022). MMA e a batalha de lives em tempos de pandemia. Revista Eco-Pós, 25(3), 40–62. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27934