Contribuições da etnografia para pesquisas em jornalismo
uma análise das investigações etnográficas do GT de Estudos de Jornalismo da Compós (2011-2021)
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27944Palabras clave:
pesquisa, jornalismo, etnografia, antropologia da mídiaResumen
Partindo da intersecção entre antropologia e comunicação, este artigo discute as possibilidades da etnografia nos estudos do jornalismo. Com base na análise qualitativa de artigos apresentados no Grupo de Trabalho (GT) Estudos de Jornalismo nos congressos da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) entre os anos de 2011 e 2021, apresentamos pesquisas brasileiras produzidas nessa interface. A partir do mapeamento, procuramos demonstrar de que maneira a etnografia pode proporcionar olhares diferenciados para os estudos de jornalismo. A análise nos permitiu, ainda, a elaboração de quatro eixos temáticos de pesquisa que adotam a etnografia como referencial teórico-metodológico e analítico, contribuindo para a propagação de estudos alinhados à proposta da antropologia da mídia e ao paradigma sociocêntrico de estudos de jornalismo.
Descargas
Citas
ALLARD, Faye; ANDERSON, Elijah. Ethnography. In: KEMPF-LEONARD, Kimberly et al. Encyclopedia of social measurement: Volume I. Philadelphia: Elsevier Science, 2005. p. 833-843.
AGUIAR, Leonel Azevedo de; BARSOTTI, Adriana. O jornalista como mobilizador da audiência na internet. In: MOURA, Dione Oliveira; PEREIRA, Fábio Henrique; ADGHIRNI, Zélia Leal (Orgs.) Mudanças e permanências do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2015, p. 77-95.
AGUIAR, Leonel; ANDRADE, Ana Paula Gourlart. Telejornalismo construído por vídeos amadores e de vigilância: uma pesquisa etnográfica sobre as práticas jornalísticas contemporâneas. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, set. 2015.
ANTUNES, Paulo Serpa. Desprezo e dependência: o que dizem as pesquisas etnográficas sobre a
relação entre o jornalismo digital e a audiência. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da
Comunicação – São Paulo – SP – set. 2016.
BERNARDES, C. B.; NUNEZ, S. A. C. TRIPLE IDENTITY IN CONFLICT: ethnography in legislative media and its possibilities. Brazilian journalism research, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 424–451, 2021. DOI: 10.25200/BJR.v17n2.2021.1395. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1395. Acesso em: 19 nov. 2022.
CAMPANELLA, Bruno; MARTINELLI, Fernanda. Antropologia da Mídia: novas possibilidades de campo. In: 27ª. Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belém. Anais [...] Belém-PA: RBA, 2010, p. 1-15. Disponível em: https://www.academia.edu/1125406/Antropologia_da_M%C3%ADdia_novas_possibilidades_de_campo_CAMPANELLA_Bruno_MARTINELI_Fernanda. Acesso em: 9 mar. 2022.
CARVALHO, João Noé Alves de. Possíveis contribuições da etnografia para o estudo e a prática do jornalismo em tempos de crise. Fronteiras – estudos midiáticos. n. 21 v. 1 p. 60-71 jan./abr. 2019. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/e934/1d44c8d79f8c8d5105c013498171d03efd39.pdf. Acesso em: 19 nov. 2022.
CHARRON, Jean; BONVILLE, Jean de. Natureza e Transformação do Jornalismo. Brasília: FAC Livros; Florianópolis: Insular, 2016.
COELHO, Dionatas Alisson. Dispositivos de crítica jornalística na esfera pública em rede. In: 29° Encontro Anual da Compós, 2020, Campo Grande. Anais. Campinas: Galoá, 2020. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2020/papers/dispositivos-de-critica-jornalistica-na-esfera-publica-em-rede. Acesso em: 14 fev. 2022.
DIAS, Laércio Fidelis. Diálogo entre antropologia interpretativa e pós-modernidade. Cenários da Comunicação, São Paulo, v. 4, p. 39-58, 2005. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/4717/471747513004.pdf. Acesso em 17 nov. 2022.
FIGARO, Roseli; NONATO, Cláudia (orgs.). Arranjos jornalísticos alternativos e independentes no Brasil: organização, sustentação e rotinas produtivas. São Paulo: ECA-USP, 2021.
GALL, Joana; DRABESKI, Larissa. Etnografia Virtual: um panorama do método nos estudos de jornalismo em congressos do Intercom. In: XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, PR, set. 2017.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
GIUMBELLI, Emerson. Para além do: reflexões supostamente malinowskianas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [s.l.], v. 17, n. 48, p. 91-107, fev. 2002. Disponível em: FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69092002000100007. Acesso em 17 nov. 2022.
GUIMARÃES, Lara Linhalis. Jornalistas e Xamãs: a performance na cosmologia ameríndia e a invenção de um jornalismo diferenciante. In: 28° Encontro Anual da Compós, 2019, Porto Alegre. Anais. Campinas, Galoá, 2019. Disponível em: https://proceedings.science/compos-2019/papers/jornalistas-e-xamas--a-performance-na-cosmologia-amerindia-e-a-invencao-de-um-jornalismo-diferenciante. Acesso em: 14 fev. 2022.
KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
LAGE, Nilson. Conceitos de jornalismo e papéis sociais atribuídos aos jornalistas. Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, v. 1, n. 1, p. 20-25, 5 dez. 2013. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/article/view/6080. Acesso em: 1 mar. 2022.
LAGO, Cláudia. Antropologia e Jornalismo: uma questão de método. In: BENETTI, Márcia; LAGO, Cláudia (Orgs). Metodologia de pesquisa em jornalismo. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 48-66.
MASSIERER, Carine; BRIXIUS, Leandro José. A contribuição da etnografia para os estudos em Jornalismo. In: [Anais] VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2009, Brasília. Anais eletrônicos. São Paulo, Galois, 2009. Disponível em: http://sbpjor.org.br/admjor/arquivos/carine_massierer;_leandro_jos%C3%A9_brixius.pdf. Acesso em: 18 nov. 2022.
MENDES, Gláucia da Silva. A construção da notícia sob a ótica etnográfica: contribuições da antropologia para os estudos de jornalismo. C&S – São Bernardo do Campo, v. 34, n. 2, p. 283-303, jan./jun. 2013. Disponível em https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/2790. Acesso em: 18 nov. 2022.
MENDES NETO, Antenor; OLIVEIRA, Michelle Roxo. Possibilidades Criativas no Jornalismo: limites e brechas. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro, RJ, set. 2015.
MILLER, Daniel; SLATER, Don. Etnografia on e off-line: cibercafés em trinidad. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 10, n. 21, p. 41-65, jun. 2004. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832004000100003.
MOTTA, Luiz Gonzaga. Pesquisa em jornalismo no Brasil: o confronto entre os paradigmas midiacêntrico e sociocêntrico. Eptic: Revista eletrônica internacional de Economia, Política da informação, da Comunicação e da Cultura, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 23, 2005. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/339. Acesso em: 02 mar. 2019.
MOREIRA, Rejane. Narrativa e Experiência: contribuições da imersão para a construção do texto jornalístico. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Foz do Iguaçu, PR, set. 2014.
MOREIRA. Apenas uma narrativa breve: a escrita jornalística e suas potencialidades. In:
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro, RJ, set. 2015.
NORBERTO, Marcio; WOITOVICZ, Karina Janz. Ir a campo: contribuições do método etnográfico para o desenvolvimento da pesquisa em jornalismo, Cadernos da Escola de Comunicação, v. 1 n. 14, 2016. Disponível em https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernoscomunicacao/article/view/2587. Acesso em: 19 nov. 2022.
OLIVEIRA, Diego; GROHMANN, Rafael. As mudanças do perfil profissional do jornalista e as dificuldades enfrentadas no mercado de comunicação. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Foz do Iguaçu, PR, set. 2014.
PEIRANO, Mariza. G. S. O encontro etnográfico e o diálogo teórico. Anuário Antropológico, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 249–264, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6367. Acesso em: 17 nov. 2022.
PEIRANO, Mariza. Etnografia não é método. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 20, n. 42, p. 377-391, dez. 2014. FapUNIFESP (SciELO).
PEREIRA, Fábio Henrique; ADGHIRNI, Zélia Leal. O jornalismo em tempos de mudanças estruturais. In Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 24, p. 38-57, jan./jun. 2011. Disponível em https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/12443/1/ARTIGO_JornalismoTempoMudancas.pdf. Acesso em: 01 mar. 2022.
PEREIRA, Fábio Henrique et al. (org.). Novos olhares sobre o trabalho no jornalismo brasileiro. Florianópolis: Insular, 2020.
ROVIDA, Mara Ferreira. Etnografia e reportagem jornalística: aproximação possível para uma metodologia de pesquisa empírica. Líbero, São Paulo, v. 18, n. 35, p. 77-88, jan./jun. de 2015.
SANTANA, Alex Sander Alcântara Lopes de. Jornalismo e Antropologia: a prática da observação-experiência etnográfica como categoria epistemológica que enriquece a reportagem . In: 19º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2021, Brasília. Anais. Campinas, Galoá, 2021. Disponível em: https://proceedings.science/sbpjor-2021/papers/jornalismo-e-antropologia--a-pratica-da-observacao-experiencia-etnografica-como-categoria-epistemologica-que-enriquece-a. Acesso em: 19 nov. 2022.
SILVA, Gislene et al. Metodologias de pesquisa em jornalismo: 100 dissertações do programa de pós-graduação em jornalismo da UFSC. Estudos em Jornalismo e Mídia: Pós-Graduação em Jornalismo no Brasil e 10 anos do PosJor-UFSC, Santa Catarina, v. 14, n. 2, p. 89-100, jul./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2017v14n2p89/35881. Acesso em: 27 fev. 2022.
SILVA, Karina Galli Fraga da. O etnógrafo e o jornalista: o olhar e a escuta como ferramentas de trabalho. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 10, n. 1, p. 41-51, jan./jun. 2013. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2013v10n1p41. Acesso em: 19 nov. 2022.
SILVA, Marcia Veiga da; FONSECA, Virginia Pradelina da Silveira. Tecendo valores sociais hegemônicos na produção noticiosa: as imbricações do jornalismo na cultura e na reprodução de desigualdades e estereótipos. In: 20° Encontro Anual da Compós, 2011, Porto Alegre. Anais. Campinas, Galoá, 2011. Disponível em: https://proceedings.science/compos-2011/papers/tecendo-valores-sociais-hegemonicos-na-producao-noticiosa--as-imbricacoes-do-jornalismo-na-cultura-e-na-reproducao-de-de. Acesso em: 12 fev. 2022.
SPITULNIK, Debra. Anthropology and mass media. Annual Review of Anthropology. 1993, v. 22, p. 293-315. Disponível em: https://www.philbu.net/media-anthropology/Spitulnik_MediaAnthro.pdf. Acesso em: 09 mar. 2022.
TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XX. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2001.
TRÄSEL, Marcelo. Jornalismo guiado por dados: relações da cultura hacker com a cultura jornalística. In: 22° Encontro Anual da Compós, 2013, Salvador. Anais. Campinas, Galoá, 2013. Disponível em: https://proceedings.science/compos-2013/papers/jornalismo-guiado-por-dados--relacoes-da-cultura-hacker-com-a-cultura-jornalistica. Acesso em: 12 fev. 2022.
TRAVANCAS. Isabel Siqueira. O mundo dos jornalistas. São Paulo: Summus, 1993.
TRAVANCAS. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: BARROS, A. e DUARTE, J. (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2006, p. 98-109.
TRAVANCAS. Por uma antropologia da comunicação: a construção de um campo e suas pesquisas. Ilha: revista de antropologia. v. 10, n. 2, 2008. p. 113-132. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2008v10n2p113/15993. Acesso em: 9 mar. 2022.
TUCHMAN, Gaye. Making News: a study in the construction of reality. New York: The Free Press, 1978.
VELHO, Gilberto. Anselm Strauss: indivíduo e vida social. In: Espelhos e máscaras: a busca da identidade. São Paulo: EdUSP, 1999.
VIEIRA, L. de S. Etnografia como abordagem teórico-metodológica em estudos de crítica de mídia. RuMoRes, [s.l.], v. 12, n. 23, p. 128-152, 2018. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.144232. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/144232. Acesso em: 20 nov. 2022.
VIEIRA, Lívia de Souza; MÁXIMO, Maria Elisa. Etnografia e pesquisa em jornalismo: aproximações teórico-metodológicas para os estudos de newsmaking. In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville. Anais . Joinville-SC: Intercom, 2018. p. 1-17. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-1766-1.pdf. Acesso em: 27 fev. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Gabriela Meneses, Bruna Mastrella, Ana Beatriz Lemos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.