Credibilidade jornalística em debate
Entre o ataque e a mimetização como estratégias de desinformação
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28054Palabras clave:
Credibilidade, Desinformação, Expertise, JornalismoResumen
A circulação de conteúdos falsos, com o objetivo de enganar a população e manipular a opinião pública, não é a única estratégia do modelo comunicacional desinformador. A erosão da confiabilidade de instituições tradicionais do saber – seja científico, histórico ou mesmo oriundo do jornalismo – deve ser encarada também como arma relevante para desinformar. Neste artigo, a partir da revisão bibliográfica e documental, pretende-se contribuir para as discussões teóricas sobre o acionamento da credibilidade jornalística em um patamar de desinformação. Defende-se que tal atributo é ora valorizado, ora corroído de maneiras sistematizadas e intencionais, como parte de uma estratégia comunicacional desinformadora abarcada pela pós-verdade. Como resultados, elencam-se duas estratégias desinformadoras nas quais a credibilidade jornalística é tratada de forma antagônica – como característica dissimulada ou como qualidade instituída e desejada.
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