Helena Ignez diretora

apropriações do arquivo-Belair na visualidade contemporânea

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28075

Palabras clave:

Helena Ignez, Belair Filmes, apropriação, sobrevivência das imagens, imagem dialética

Resumen

Cet article étudie le travail d’Helena Ignez, en considérant sa production comme réalisatrice cinématographique et mettant l’accent sur l’analyse dans le film Ralé (2015). L’une des caractéristiques essentielles de la filmographie de la réalisatrice est l’appropriation des images de Belair Filmes dans ses productions contemporaines, qu’elles soient de fiction ou de documentaire. Dans un premier temps, l’article décrit ce geste d’appropriation et l’archive sur lequel il se penche. Il expose ensuite les notions de survivance des images et d’image dialectique, qui aident à observer la relation entre les images de différentes temporalités. Enfin, il propose la comparaison entre Ralé et Sem essa, Aranha (1970), en mettant en évidence les imbrications entre appropriation, fragmentation et politique dans le geste d’appropriation d’Ignez.

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Biografía del autor/a

Daniela Pereira Strack, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa Capes, possui graduação em Produção Audiovisual - Cinema e Vídeo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Integra o grupo de pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC). É assistente de direção cinematográfica, com destaque para o filme Tinta Bruta (2018) vencedor do Teddy Award de Melhor Longa-metragem e do CICAE Art Cinema Award no 68º Festival Internacional de Cinema de Berlim, além de Melhor Filme no Festival do Rio 2018

Bruno Bueno Pinto Leites, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Realizou estágio doutoral no Instituto de Pesquisa sobre o Cinema e o Audiovisual (IRCAV), na Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3, na França. Professor do Departamento de Comunicação (DECOM) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRGS. Integra o grupo de pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC).

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Publicado

2024-06-09

Cómo citar

Pereira Strack, D., & Bueno Pinto Leites, B. (2024). Helena Ignez diretora: apropriações do arquivo-Belair na visualidade contemporânea. Revista Eco-Pós, 27(1), 71–94. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28075