Un Gran Día para las Escritoras:
Perspectivas interseccionales sobre la literatura escrita por mujeres y la articulación colectiva de autoras en las redes sociales
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i3.28246Palabras clave:
Literatura escrita por mujeres, Un Gran Día para las Escritoras, Interseccionalidad, Redes sociales, FotografíaResumen
Este artículo aborda la literatura escrita por mujeres a partir del movimiento Um Grande Dia para as Escritoras (@grandediaescritoras, en Instagram), iniciado en junio de 2022, que fotografió a 2,302 autoras en 52 localidades de Brasil y el mundo. Tomando como dimensión analítica a abordaje interseccional en relación a la experiencia de escribir y leer, el consumo de libros y la formación de comunidades literarias digitales, el texto discute cómo la producción literaria ha sido, históricamente, realizada mayoritariamente por escritores hombres, para luego comprender el impacto de las redes sociales en la articulación colectiva y la visibilidad de escritoras. El análisis señaló que el movimiento contribuyó al empoderamiento, la resistencia y la noción de pertenencia de las participantes, mientras buscaba registrar la presencia de mujeres diversas en la literatura contemporánea.
Descargas
Citas
ABRIL, G. Análisis crítico de textos visuales. Mirar lo que nos mira. Madrid: Editorial Sintesis, 2007. 256 p.
AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. 1. ed. São Paulo: Pólen, 2019. 152 p.
ANDRADE, L. G. A função mediadora das hashtags no processo de impeachment de Dilma Rousseff: semiose e transmídia. Tese (Doutorado em Comunicação Social). Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte: 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-BBGHG6. Acesso em: 30 abr. 2024.
BAIRROS, L. Nossos Feminismos Revisitados. Revista Estudos Feministas, [S. l.], v. 3, n. 2, 1995. p. 458-463. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/16462. Acesso em: 30 abr. 2024.
BARBOZA, A. C. G. Criação de vínculos e influência digital: estratégias para a formação de comunidades literárias que incentivam a leitura no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas). Faculdade de Comunicação e Artes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte: 2023.
BORGES, A. G. V. Meu triste canto deve ser ouvido: Introdução à vida e obra de Francisca Possolo. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto: 2006.
CARNEIRO, J. S. Ler e escrever blogs literários: a narrativa hipertextual na configuração da webliteratura. (Dissertação - Mestrado em Estudos Literários). Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém: 2011. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3015. Acesso em: 30 abr. 2024.
CARRERA, F. Roleta interseccional: proposta metodológica para análises em Comunicação. E-Compós, [S. l.], v. 24, 2021. p. 1-22. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2198. Acesso em: 24 abr. 2024.
COLLINS, P. H. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo, São Paulo, v. 5, n. 1, 2017. p. 6-17. Disponível em: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/559. Acesso em: 30 abr. 2024.
CRENSHAW, K. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, [S. l.], v. 10, n. 1, 2002. p. 171-188. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X2002000100011. Acesso em: 30 abr. 2024.
DALCASTAGNÈ, R. Ausências e estereótipos no romance brasileiro das últimas décadas: Alterações e continuidades. Letras de Hoje, [S. l.], v. 56, n. 1, 2021. p. 109-143. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/40429. Acesso em: 3 abr. 2024.
DALCASTAGNÈ, R. Quando o preconceito se faz silêncio: relações raciais na literatura brasileira contemporânea. Gragoatá. Niterói, v. 13, n. 24, 2008. p. 203-219. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33169. Acesso em: 3 abr. 2024.
DANTHI. Bienal do Livro Rio bate recordes: mais de 600 mil pessoas e 5,5 milhões de livros vendidos. Bienal do Livro. 2023. Disponível em: https://bienaldolivro.com.br/namidia/bienal-do-livro-rio-bate-recordes-mais-de-600-mil-pessoas-e-55-milhoes-de-livros-vendidos. Acesso em: 28 ago. 2024.
DUARTE, C. L. Feminismo e literatura no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, v. 17, n. 49, 2003. p. 151-172. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9950. Acesso em: 7 abr. 2024.
EVARISTO, C. Gênero e etnia: uma escre(vivência) de dupla face. In: MOREIRA, N. M. B.; SCHNEIDER, L. (org.). Mulheres no Mundo: etnia, marginalidade e diáspora. 2. ed. João Pessoa: Editora do CCTA, UFPB, 2020. 339 p.
FLORIDI, L. Introduction. In: FLORIDI, L. (ed.). The Onlife Manifesto: Being Human in a Hyperconnected Era. 1. ed. London: Springer Cham, 2015. 264 p.
GOLDEMBERG, D.; RIBEIRO, E.; MADALOSSO, G.; CARVALHO, P.; FERSECK, S. (org.). Um Grande Dia para as Escritoras: Autoras do Brasil mostram a cara. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2023. 176 p.
GOLDEMBERG, D. Quem são as escritoras da foto histórica? Quatro cinco um. 2022.
Disponível em: https://quatrocincoum.com.br/artigos/a-feira-do-livro/quem-sao-as-escritoras-da-foto-historica/. Acesso em: 23 abr. 2024.
GONZALEZ, L. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984. p. 223-244.
JENKINS, H. Transmedia education: the 7 principles revisited. Henry Jenkins Blog. 2010. Disponível em: https://henryjenkins.org/blog/2010/06/transmedia_education_the_7_pri.html. Acesso em: 28 ago. 2024.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009. 432 p.
KEMP, S. Global Overview Report - Meltwater and We Are Social. DataReportal. 2024.
Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2024-global-overview-report. Acesso
em: 8 abr. 2024.
LEAL, B. S. Do texto à textualidade na comunicação: contornos de uma linha de investigação. In: LEAL, B.; CARVALHO, C. A.; ALZAMORA, G. Textualidades Midiáticas. Belo Horizonte: PPGCom/UFMG, 2018. 172 p. (Olhares Transversais). p. 17-34.
MADALOSSO, G; ACOSTA, S. A explosão do movimento e tudo que veio depois. São Paulo: Janga, 21 nov. 2023. Um Grande Dia para as Escritoras Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/47w1yBf22Epygzk3FacpFt. Acesso em: 17 abr. 2024.
MESQUITA, A. C. Um teto, um quarto, um canto só seu. In: WOOLF, V. Um teto todo seu. Rio de Janeiro: Antofágica, 2022. p. 196-203. [e-book].
MUZART, Z. L. Uma Pioneira: Maria Firmina dos Reis. Muitas Vozes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2014. p. 247-260. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/6400. Acesso em: 8 abr. 2024.
PANORAMA DO CONSUMO DE LIVROS NO BRASIL. Câmara Brasileira do Livro, São Paulo. 2023. Disponível em: https://cbl.org.br/wp-content/uploads/2024/02/1701890856753Pesquisa20Panorama20do20Consumo20de20Livros_para20publicaC3A7C3A3o_V1.pdf. Acesso em: 30 abr. 2024.
RECUERO, R. Mídia social, plataforma digital, site de rede social ou rede social? Não é tudo a mesma coisa? Medium, 2019. Disponível em: https://medium.com/@raquelrecuero/m%C3%ADdia-social-plataforma-digital-site-de-rede-social-ou-rede-social-n%C3%A3o-%C3%A9-tudo-a-mesma-coisa-d7b54591a9ec. Acesso em: 8 abr. 2024.
SCOLARI, C. A. Transmedia Storytelling: Implicit Consumers, Narrative Worlds, and Branding in Contemporary Media Production. International Journal of Communication. [S. l.], v. 3, 2009. p. 586-606. Disponível em: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/477. Acesso em: 30 abr. 2024.
TEIXEIRA, N. C. R. B. Entre o ser e o estar: o feminino no discurso literário. Guairacá. Guarapuava, v. 25, n. 1, 2009. p. 81-102. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/guaiaraca/article/view/1125/1082. Acesso em: 8 abr. 2024.
TELLES, N. Escritoras, escritas, escrituras. In: PRIORE, M. D (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004. p. 336-370.
THE ONLIFE INITIATIVE. The Onlife Manifesto. In: FLORIDI, L. (ed.). The Onlife Manifesto: Being Human in a Hyperconnected Era. 1. ed. London: Springer Cham, 2015. 264 p.
WOOLF, V. Um teto todo seu. 1. ed. Rio de Janeiro: Antofágica, 2022. [e-book].
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ana Carolyna Gonçalves Barboza, Verônica Soares da Costa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.








