Charles Burnett revisa a L.A. Rebellion
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28302Palabras clave:
Cinema Negro, L.A. Rebellion, Estética negraResumen
Entrevista com o cineasta Charles Burnett realizada em Nova York em dezembro de 2018. Expoente da L.A. Rebellion, geração de cineastas negros renovadora do cinema independente americano nos anos 1970 e 1980, Burnett discorre a fundo sobre as nuances entre realidade e representação no cerne do seu cinema. Comenta as dinâmicas de colorismo nos EUA e a curiosa relação entre a temporalidade cotidiana das comunidades negras e a mise en scène de seus filmes. Revela ainda um sentimento de relativo fracasso com o legado da L.A. Rebellion e revisita suas críticas à Blaxploitation, fenômeno do cinema negro de gênero produzido em Hollywood nos anos 1970.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rodrigo Sombra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.