A concepção de pré-aparelho em Vilém Flusser e os processos criativos da música experimental

Autores/as

  • Eduardo Nespoli Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.2910

Resumen

O presente artigo aborda o conceito de pré-aparelho na teoria de Vilém Flusser a partir da investigação dos processos criativos de transformação de dispositivos sonoros realizados no contexto da música experimental. Os discursos que emergem de manifestações como circuit bending, hardware hacking e cracked media são identificados e analisados segundo a relação que artistas estabelecem com a tecnologia. O objetivo é explorar a condição pré-aprelhística que se desdobra destas práticas, assim como verificar as consequências da materialização destes discursos nos aparatos modificados.

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Biografía del autor/a

Eduardo Nespoli, Universidade Federal de São Carlos

Eduardo Nespoli é doutor em artes pela Universidade Estadual de Campinas. Atua como professor do Departamento de Artes e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2016-06-20

Cómo citar

Nespoli, E. (2016). A concepção de pré-aparelho em Vilém Flusser e os processos criativos da música experimental. Revista Eco-Pós, 19(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.2910