Autobiografia e documento em Stan Brakhage

Autores/as

  • Patricia Mourão Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i2.3269

Resumen

No final dos anos 1960, Stan Brakhage, naquela altura o cineasta mais importante do cinema experimental norte-americano, inicia um processo revisão de seu legado e seu lugar na história do cinema experimental, que terminaria, nos anos 1970, com a elaboração de sua autobiografia Sincerity / Duplicity.  Nesse processo ele envolve-se em duas empreitadas teóricas e ensaísticas que teriam para sua produção posterior o mesmo peso que Metaphors on Vision tivera para a sua produção pregressa. Pretende-se aqui apresentar uma série de correspondências, nas quais Brakhage tentou desenvolver o conceito de “documento”, e as biografias de cineastas que ele redigiu entre 1969 e 1970, buscando, nestes textos, as transformações no pensamento do cineasta. 

 

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Publicado

2016-09-16

Cómo citar

Mourão, P. (2016). Autobiografia e documento em Stan Brakhage. Revista Eco-Pós, 19(2), 67–83. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i2.3269