Cidades Sensacionais. Análise da campanha “O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida”
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i3.12380Resumo
A campanha publicitária “O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida”, publicizada durante a Copa do Mundo de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 (sediados no Brasil) para divulgar no exterior os principais destinos turísticos do país, define como “sensacional” a experiência do turista no Brasil. O objetivo do artigo é, a partir do modelo semionarrativo de A. Semprini, analisar tal campanha, sobretudo os anúncios que representam os espaços urbanos, a fim de identificar os valores sugeridos por seu discurso, observando como tais manifestações da marca Brasil apresentam as cidades brasileiras para o público estrangeiro. A campanha, discursivamente, reinventa as cidades e sugere que o mundo se encontra no Brasil por sua diversidade cultural; assim, constrói sentidos de integração e multiculturalidade e reforça a ideia do Brasil como um país sensacional. Palavras-chave: Análise Semionarrativa; Cidades; Discurso; Marca País; Publicidade.Downloads
Referências
EMBRATUR. Plano Aquarela 2020: Marketing Turístico Internacional do Brasil, 2009. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Plano_Aquarela_2020.pdf. Acesso em: 16 jun 2016.
ESPINHEIRA, G. El patrimonio como cenário na domesticación de da cultura, Íconos: Revista de Ciencias Sociales, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales de Ecuador, n. 21, 2005, pp. 69-77.
PINHEIRO, Lidiane S. de L. O Brasil Sensacional na Cidade do Sol: Análise da Peça de Natal-RN. In: Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/. Acesso em: 01 set 2017.
SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
SETTIS, Salvatore. Italia S.p.A. L'assalto al patrimonio culturale. Torino, 2002. Disponível em: https://arteepotere.wordpress.com/2012/06/05/salvatore-settis-italia-s-p-a-lassalto-al-patrimonio-culturale/ Acesso em: 16 jun 2016.
ZWEIG, Stefan. Brasil, um país do futuro. Porto Alegre: L&PM, 2006
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.