Museus e a cultura visual: imersão em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa.

Autores

  • Lívia Cristina de Souza Machado Curso de Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo/USP
  • Francisco José Paoliello Pimenta Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i1.12705

Resumo

O objetivo do artigo é situar os processos comunicacionais imersivos que ocorrem nos museus dentro do atual contexto da cultura visual, e apresentar resultados de pesquisa sobre que tipo de efeitos eles geram. Por meio de análise qualitativa e entrevistas, com base no Pragmaticismo de Peirce, conclui-se que as atrações estéticas das tecnologias digitais e dos espaços realistas, e seu cenário de mudanças perceptivas, não alteram a busca pelo conhecimento como principal motivação de seus visitantes. Esse processo de fruição, mesmo em museus diferentes, passa por um trajeto emocional e energético, mas tem como finalidade a educação e o aprendizado.

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Biografia do Autor

Lívia Cristina de Souza Machado, Curso de Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo/USP

Mestre em Comunicação e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF.

Francisco José Paoliello Pimenta, Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Titular da Faculdade de Comunicação e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. Doutor em Comunicação e Semiótica - PUC SP.

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Publicado

09-07-2018

Como Citar

Machado, L. C. de S., & Pimenta, F. J. P. (2018). Museus e a cultura visual: imersão em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa. Revista Eco-Pós, 21(1), 328–354. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i1.12705

Edição

Seção

Perspectivas