Apontamentos sobre a prática teórica no cinema pós-68 aventada pela crítica
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i1.16166Resumo
O artigo pretende estabelecer uma comparação entre as duas correntes da crítica cinematográfica francesa que assumem um projeto teórico de transformação sob a inspiração marxista-leninista no pós-Maio de 68: os Cahiers du cinéma e Cinéthique.
Downloads
Referências
BAECQUE, Antoine de. Histoire d'une revue: 1959-1981. Tome II, cinéma, tours, détours. Paris: Cahiers du cinéma, 1991.
COMOLLI, Jean-Louis. Cinéma contre spectacle. Lagrasse: Verdier, 2009.
____. Le détour par le direct. Cahiers du cinéma, nº 209, págs. 48-53, fev. 1969.
____. Le détour par le direct (2). Cahiers du cinéma, nº 211, págs. 40-45, abril 1969b.
____. Marcel Hanoun: “L'authentique proces de Carl Emmanuel Jung”. Cahiers du cinéma, nº 203, págs. 17, 18, ago. 1968.
COMOLLI, Jean-Louis.; NARBONI, Jean. Cinéma/idéologie/critique. Cahiers du cinéma, nº 216, págs. 11-15, out. 1969.
____. ____. Cinéma/idéologie/critique (2) D'une critique à son point critique. Cahiers du cinéma, nº 217, págs. 4-13, nov. 1969b.
FARGIER, Jean-Paul. La parenthèse et le detour. Essai de définition théorique du rapport cinéma et politique. Cinéthique, nº 5, págs. 15-21, set./ out. 1969b.
____. Le processus de production de film. Cinéthique, nº 6, págs. 45-55, jan./ fev. 1970.
____. Une double catharsis. Cinéthique, nº 1, págs 30, 31, 20 jan. 1969.
____. Vers le récit rouge. Cinéthique, nº 7-8, págs. 9-19, 1970b.
FARGIER, Jean-Paul.; LEBLANC, Gerard. Un cinéaste comme les autres. Cinéthique, nº 1, págs. 8-12, 20 jan. 1969.
HANOUN, Marcel. Editorial-en-forme-de-manifeste. Cinéthique, nº 1, p. 3, 20 jan. 1969.
JELICIÉ, Emiliano. La cámara opaca -- el debate cine e ideología. Buenos Aires: El cuenco de plata, 2016.
LEBLANC, Gerard. À l'est. Cinéthique, nº 4, p. 32, verão 1969c.
____. Cinéma vivant. Cinéthique, nº 1, p. 19, 20 jan. 1969.
____. Économique, ideologique, formel.... Cinéthique, nº 3, págs. 7-14, primavera 1969e.
____. Godard, valeur d'usage, valeur d'échange? Cinéthique, nº 5, p. 22, set./out. 1969e.
____. La ligne générale. Cinéthique, nº 2, págs. 2, 3, 20 fev. 1969b.
____. Louis Althusser et la theorie du cinéma en France. Paris: Association Media Création Recherche, 2008. Disponível em: http://www.mediascreationrecherche.com/LOUIS%20ALTHUSSER%20.pdf. Último acesso em: 27.05.2017.
____. Quel avant-garde? (note sur une pratique actuelle du cinéma militant). Cinéthique, nº 7-8, págs. 72-92, 1970.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. São Paulo: Paz e terra, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.