"Só acredito em movimento de massa, saindo das bases, para renovar a política brasileira" - Entrevista com Vladimir Palmeira
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i1.18504Resumo
Vladimir Palmeira, nascido em 1945, destacou-se nos anos 1960 e, em particular em 1968, como o maior líder estudantil brasileiro. Preso no Congresso de Ibiúna, em outubro de 1968, foi libertado em setembro de 1969, no contexto da ação de captura do embaixador estadunidense no Brasil, quando quinze revolucionários brasileiros foram trocado pela vida do diplomata. Voltou ao país depois da aprovação da anistia, em 1979, filiando-se ao PT, e exercendo dois mandatos como deputado federal, por este partido, nos anos 1990.
A entrevista a seguir é duplamente interessante: um testemunho de época, com o relato minucioso das aventuras e desventuras do movimento estudantil brasileiro entre os anos 1965-1968; e uma reflexão política a respeito deste processo, caracterizando-se o significado e o legado das lutas estudantis que ocorreram no período.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.