Sobre o lugar de fala: Localizações, silenciamentos e autorizações
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i1.20263Resumo
Publicado em 2017, a obra de Djamila Ribeiro tem sua centralidade no conceito de “lugar de fala”, bastante citado nos últimos anos, especialmente em debates pela internet. Erroneamente confundido com representatividade, não diz respeito a quem pode ou não falar sobre quais assuntos, mas quais localizações sociais autorizam ou desautorizam à voz, promovendo, assim, a propagação ou o silenciamento de conhecimentos. Pela perspectiva do feminismo negro, a autora aponta a necessidade de pensar outros saberes para além das epistemologias hegemônicas, sendo a identidade um marcador fundamental para lembrar da inexistência de discursos neutros e universais, construídos nas relações de poder.
Palavras-chave: Djamila Ribeiro; lugar de fala; feminismo negro; identidade; poder;
Downloads
Referências
Episódios do Sul: Massa Revoltante Vol. 2 -- Conversa com Grada Kilomba. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dGgzqLuXVns&feature=share>. Acesso: 07 set. 2018.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
RIBEIRO, Djamila. O que é: lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento/ Justificando, 2017.
The danger of a single story. Chimamanda Ngozi Adichie, TEDGlobal 2009. Disponível em: <https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story>. Acesso: 20 ago. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.