Racionais Mcs, Indústria cultural, mercadoria e periferia
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i1.27449Resumo
Entre as interpretações contemporâneas sobre a existência de um estilo juvenil, um dos principais demarcadores de seu comportamento é a forma de consumo nas grandes cidades. A música, principalmente após a década de 50, marca este estilo e insere determinadas formas de adesão a mercadorias (jeans, motos, bebidas, cigarros). Esta pesquisa aplica a técnica da análise de conteúdo sobre 16 letras de banda de rap Racionais Mcs propondo a problematização destes demarcadores de consumo também presentes na indústria fonográfica estadunidense. A crítica social acompanhada do desejo pela posse de bens exige uma análise sobre categorias centrais à sociologia contemporânea como alienação, conflito social e cultura globalizada. É possível classificar/compreender esta geração a partir da exibição de determinado gosto por objetos? O referencial teórico para esta pesquisa partirá dos estudos culturais, dos trabalhos da escola de Frankfurt, especialmente as discussões de T. Adorno sobre arte e técnica, e da discussão de Peter McLaren sobre “multiculturalismo revolucionário” para pensar a relação entre música, política e consumo.
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