Vídeo geomorfológico

Autores

  • Ursula Biemann

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i2.27631

Resumo

Emaranhada nas lógicas interconectadas da colonialidade e da modernidade, a ideia de paisagem há muito vem sendo um meio de ordenação das relações humano-natureza. Contudo, ao mesmo tempo, ela também constitui uma superfície utópica que projeta um espaço-tempo "para além" da modernidade e do capitalismo. Em meio à crescente tecno-capitalização dos viventes e de seu suporte espacial nos monopólios de sementes transgênicas, no fraturamento hidráulico e perfuração de águas profundas, na biopirataria, na geoengenharia, as práticas estético-ativistas têm oferecido modos particulares de ver sobre os enquadramentos epistemológicos, representacionais e jurídicos do ambiente natural. Esta publicação pergunta de que maneira as viradas bio e eco-artísticas das ontologias do sujeito/objeto moveram-se para a forma-paisagem. Partindo das explorações botânicas do início da modernidade, passando pelos legados do desenho paisagístico de meados do século XX, até as recodificações artístico-experimentais da natureza no Novo Mundo, nas décadas de 1960 e 1970, e as lutas atuais pelos direitos ambientais e contra a precarização da vida, os ensaios críticos e as contribuições visuais incluídas em Natura tentam impulsionar o pensamento para além das formas fixas da paisagem através de encontros interdisciplinares, que abrangem análises de sítios arquitetônicos e obras de arte; perspectivas eco-críticas sobre textos literários; práticas experimentais de criação de lugares; e a criação de ecologias materiais e visuais que reconhecem a agência de mundos não-humanos.

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Biografia do Autor

Ursula Biemann

É artista e pesquisadora. Suas obras artísticas e ensaísticas abordam a interconexão da política e do meio ambiente em contextos locais, globais e planetários. Suas pesquisas envolvem o trabalho de campo em locais remotos, da Groelândia à Amazônia, onde investiga as mudanças climáticas e as ecologias do petróleo e da água. Estudou na School of Visual Arts e no Whitney Independent Study Program, ambos em Nova York. Também é fundadora do projeto colaborativo de arte e mídia World of Matter. Em 2008, recebeu um doutorado honorário da Universidade de Umeå, Suécia.

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Publicado

21-11-2020

Como Citar

Biemann, U. (2020). Vídeo geomorfológico. Revista Eco-Pós, 23(2), 108–126. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i2.27631