Arte, Design e Educação:
Materialização da Memória Contra a Barbárie
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27747Palavras-chave:
Comissão Nacional da Verdade, Arte Política, Memória Social, DitaduraResumo
Apresentaremos a seguir a metodologia aplicada na pesquisa de campo realizada no Programa de Pós Graduação em Artes e Design que envolveu alunos de graduação de Artes e Design matriculados na disciplina “Linguagem e Comunicação Visual II”. Sendo o objeto central da pesquisa são os 464 mortos e desaparecidos políticos contidos nos documentos da Comissão Nacional da Verdade (CNV), convidamos os alunos a conhecer o “Volume III: Mortos e Desaparecidos Políticos”, de forma que o aprendizado resultasse em artefatos multissensoriais. Com o exercício proposto, além de enfatizar o pensamento crítico na construção de um projeto de linguagem e comunicação visual, demandou que se ponderassem tanto questões éticas quanto estéticas no desenvolvimento dos trabalhos. Considerando públicos tanto o espaço urbano como o virtual, sendo ambos, portanto, passíveis de uma ação de disseminação imagética do conteúdo, a metodologia estimulou a criação de narrativas visuais que, ao final do curso, ganharam visibilidade na mostra “Carta Sapato”.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Obras Escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade - lembranças de velhos. 3ed. São Paulo: Cia das Letras, 1994. (p. 55)
CARNEIRO, Júlia Dias. As homenagens de Bolsonaro a Pinochet e por que o general ainda divide o Chile. BBC, 22 mar. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47674503 . Acessado em: 25 ago. 2021.
CARNERI, Santi. Bolsonaro elogia ditador paraguaio Alfredo Stroessner em público. El País, 26 fev. 2019, Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/26/internacional/1551213499_127441.html . Acessado em: 25 ago. 2021.
CAVALCANTI FILHO, José Paulo; CUNHA, Rosa Maria Cardoso da.; DALLARI, Pedro Bohomoletz de Abreu; DIAS, José Carlos; KEHL, Maria Rita; PINHEIRO, Paulo Sérgio. Comissão Nacional da Verdade. Relatório – Volume I. Brasília, Comissão Nacional da Verdade, 2014.
_______. Comissão Nacional da Verdade. Relatório – Volume II: Textos Temáticos.
Brasília, Comissão Nacional da Verdade, 2014.
_______. Comissão Nacional da Verdade. Relatório – Volume III: Mortos e Desaparecidos Políticos. Brasília, Comissão Nacional da Verdade, 2014.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos Vagalumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
ÉBOLI, Evandro. Manifestantes exibem boneco inflável de general que criticou governo: No gramado frente ao Congresso, outro grupo simula velório de Lula e Dilma. O Globo, 17 nov. 2015. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/manifestantes-exibem-boneco-inflavel-de-general-que-criticou-governo-18070976 . Acessado em: 25 ago. 2021.
MACHADO, Leandro. Por que 60% dos eleitores de Bolsonaro são jovens?. BBC, 16 nov. 2017. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41936761 . Acessado em: 25 ago. 2021.
ODILLA, Fernanda. 5 anos depois, o que aconteceu com as reivindicações dos protestos que pararam o Brasil em junho de 2013?. BBC, 9 jun. 2013. Disponível em: https://política.bbc.com/portuguese/brasil-44353703 . Acessado em: 25 ago. 2021.
PASOLINI, Pier Paolo. Os jovens infelizes: antologia de ensaios corsários. São Paulo: Editora Brasiliense S.A., 1990.
RANCIÈRE, Jacques. Política da Arte. Tradução de Mônica Costa Netto da transcrição da conferência realizada no SESC. São Paulo, abril de 2005. Recuperado de https://territoriosdefilosofia.wordpress.com/2014/05/30/politica-da-arte-jacques-ranciere/ .
SOUZA, Aline. Comissão Nacional da Verdade, arte e intervenção pública. Dissertação (Mestrado em Artes e Design) – Programa de Pós-graduação – Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2018.
Referência de vídeo
CARTAS da mãe. Direção de Fernando Kinas, Marina Willer. São Paulo: Máquina Produções; Trattoria, 2003. (30 min). Publicado no Youtube na página de Ivan Henfil. Disponível em: https://youtu.be/JATC4QRN0yg
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista ECO-Pós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.