Os espaços virtuais do Carnaval durante a pandemia e as estratégias audiovisuais da TV Viradouro no YouTube
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i3.27942Palavras-chave:
Escola de Samba, Carnaval, Cultura Digital, Comunicação Institucional, Mídia e CotidianoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar, sob a perspectiva midiática, a ressignificação de uma agenda em um cotidiano pandêmico na relação com o público de comunidades em torno das escolas de samba. Serão trabalhadas, especificamente, duas produções audiovisuais veiculadas no canal do YouTube do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Viradouro: o reality show O Aderecista e o telejornal Jornal Viradouro, a partir dos conteúdos gerados para as plataformas digitais como o YouTube, entre março e junho de 2021, compreendendo a relevância do protagonismo na comunicação institucional, da manutenção da identidade e da representatividade em um ambiente virtual.
Downloads
Referências
DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2004.
GOFFMAN, Erving. A representação do Eu na vida cotidiana. Petrópolis, Vozes, 2011.
HJARVARD, Stig. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 21-44, junho 2014. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82929>. Acesso em: 13 ago. 2022.
HEPP, Andreas. As configurações comunicativas de mundos midiatizados: pesquisa da midiatização na era da “mediação de tudo”. MATRIZes, v. 8, n. 1, p. 45-64, 2014.
KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia. Estudos culturais, identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: Edusc, 2001.
MILLAN, Marília Pereira Bueno. Reality shows: uma abordagem psicossocial. Revista Psicologia: Ciência e Profissão. São Paulo, v. 26, v. 2, jun. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pcp/a/w34tvYn3DcPSyM4sPfnmFhM/>. Acesso em: 08 jun. 2023.
MONTAÑO LA CRUZ, Sonia Estela. Plataformas de vídeo: apontamentos para uma ecologia audiovisual da web na contemporaneidade. 2012. 174 p. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) . Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2012.
MORATELLI, Valmir; DIAS, Mariana. O Silêncio da Sapucaí e o barulho na internet:: Relação espaço-tempo durante o carnaval da pandemia. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 19, n. 43, p. 189–207, 2021. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19640>. Acesso em: 16 ago. 2022.
PERUZZO, Cicilia M. Krohling; VOLPATO, Marcelo de Oliveira. Conceitos de comunidade, local e região: inter-relações e diferenças. Líbero, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 139-152, dez. 2009.
PRESTES FILHO, Luiz Carlos (org.). Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2009, p. 1-272.
RECUERO, Raquel. Comunidades virtuais: uma abordagem teórica. Trabalho apresentado no V Seminário Internacional de Comunicação, PUC/RS, 2003. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/recuero-raquel-comunidades-virtuais.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2022.
SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SODRÉ, Muniz. O ethos midiatizado. In: SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. 11-28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adilson Cabral, Carolina Cardoso Grimião
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.