A Editora Guaíra

a formação do editor e estratégias para a inserção no mercado editorial brasileiro (1930/1940)

Autores

  • Gilvana De Fátima Figueiredo Gomes UNIR

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28257

Palavras-chave:

Coleções editoriais, Formação do editor, História Editorial, História do Livro

Resumo

Este artigo examina a formação do editor Oscar Joseph de Plácido e Silva e as estratégias de estreia da Editora Guaíra. Fundada em 1939, a empresa superou a falta de tradição editorial do Paraná e alcançou relativo sucesso no mercado nacional ao publicar autores renomados. O estudo destaca a importância da rede de contatos e das coleções editoriais para a inserção no mercado competitivo do final da década de 1930 e anos iniciais da década de 1940. Conclui-se que a trajetória da Guaíra reflete as dinâmicas e desafios do mercado editorial brasileiro do século XX.

 

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

De Fátima Figueiredo Gomes, G. (2024). A Editora Guaíra: a formação do editor e estratégias para a inserção no mercado editorial brasileiro (1930/1940). Revista Eco-Pós, 27(2), 93–119. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28257