Ensaiar a revolta e a liberdade
Notas para imaginar um pós-museu com Françoise Vergès
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28305Palavras-chave:
Arte, Pós-Museu, Desordem, Imaginação, LiberdadeResumo
A partir da obra Decolonizar o Museu: Programa de Desordem Absoluta, de Françoise Vergès (2023), esta resenha busca conectar os principais argumentos, críticas e problemas que a autora identifica acerca do museu universal. A exemplo do Louvre, na França, Vergès questiona as estruturas fundantes por trás desse modelo institucional de sucesso, que espetaculariza a arte e neutraliza o passado colonial-imperialista marcado por violência, confiscos e latrocínios aos povos colonizados. Por ostentar acervos roubados sem qualquer revisionismo ou reparação, tais museus apenas atualizam o racismo estrutural e as desigualdades sociais. Para tanto, noções como desordem, vida como ensaio e pós-museu são evocadas para que possamos imaginar estratégias de desarticulação dessas configurações coloniais de poder.
Downloads
Referências
FANON, Franz. Os Condenados da Terra. Traduzido por José Laurênio de Melo. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S. A., 1968.
VERGÈS, Françoise. Decolonizar o museu: programa de desordem absoluta. Traduzido por Mariana Echalar. São Paulo: Ubu Editora, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciana Barbosa , Rubens Takamine
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.