Alfabetização midiática baseada em crítica de mídia e ética jornalística
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28436Palavras-chave:
desinformação, senso crítico, política educacional, jornalismo brasileiro, deontologia jornalísticaResumo
A desinformação ameaça a vida coletiva ao alimentar o negacionismo científico, o ceticismo político e o niilismo existencial. Seus impactos incluem o aumento da desconfiança institucional, a erosão democrática e o enfraquecimento do tecido social. Entre as estratégias de combate, destaca-se a educação midiática. Apesar dos esforços do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Brasil ainda carece de uma política pública nacional consolidada nessa área. Este artigo propõe um programa de alfabetização midiática fundamentado em dois pilares: a crítica contínua da mídia e a ética jornalística como guia para a produção de conteúdos e práticas educativas.
Downloads
Referências
BANDA, Fackson. Exploring Media Education as Civic Praxis in Africa. IN: FRAU-MEIGS, Divina; TORRENT, Jordi. Mapping Media Education Policies in the World: visions, programmes and challenges. New York: United Nations Alliance of Civilizations, Unesco, European Commission, Grupo Comicar, 2009, p. 225-242.
BAUER, Thomas A. O Valor Público da Media Literacy. Líbero, v. 14, n. 27, p. 9-22, 2011.
BELLONI, Maria Luiza. O que é Mídia-Educação. Campinas: Autores Associados, 2001.
BERTRAND, Claude-Jean. O Arsenal da Democracia: sistemas de responsabilização da mídia. Bauru: Edusc, 2002.
BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez., 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000400008 .
BORGES, Gabriela; SILVA, Marcia Barbosa. Competências Midiáticas em Cenários Brasileiros: interfaces entre comunicação, educação e artes. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2019.
BRAGA, José Luiz. A Sociedade Enfrenta a sua Mídia: dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006.
BRASIL. Decreto nº 11.362, de 1º de janeiro de 2023. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e remaneja cargos em comissão e funções de confiança. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/D11362.htm. Acesso em: 24 abr. 2025.
BUCCI, Eugênio. Sobre Ética e Imprensa. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
BUCKINGHAM, David. Manifesto pela Educação Midiática. São Paulo: Edições Sesc, 2022.
BUCKINGHAM, David. Media Education: a global strategy for development; a policy paper prepared for UNESCO. Sector of Communication and Information, Mar. 2001.
BUCKINGHAM, David. Media Education: Literacy, Learning and Contemporary Culture. Cambridge, MA: Polity Press, 2003.
BUCKINGHAM, David. Media Education: Literacy, Learning, and Contemporary Culture. Polity Press: 2013.
CAMPONEZ, Carlos. Deontologia do Jornalismo. Coimbra: Almedina, 2011.
CARDOSO, Gustavo; BALDI, Vania; TOMÉ, Vitor. Literacia para os media: horizontes conceptuais e mapeamento de atores e iniciativas em Portugal e no mundo. Lisboa: Observatório da Comunicação (OberCom), 2023. Disponível em: https://obercom.pt/wp-content/uploads/2023/04/Literacias_Final_28Abril.pdf. Acesso em: 24 abr. 2025.
CHRISTOFOLETTI, Rogério (org.) Vitrine e vidraça: crítica de mídia e qualidade no jornalismo. Covilhã/Portugal: LabCom Books, 2010.
CHRISTOFOLETTI, Rogério; DAMAS, Susana HERRERA. Media Watchers: a profile of press criticism in latin America. Brazilian Journalism Research, v. 2, a. 2, 2006.
CHRISTOFOLETTI, Rogério; MOTTA, Luiz Gonzaga (orgs.). Observatórios de Mídia: olhares da cidadania. São Paulo: Paulus, 2008.
CHRISTOFOLETTI, Rogério. Tesis para una autocrítica de los observatórios de comunicación. Revista Internacional De Comunicación Y Desarrollo (RICD), 2017, v. 2, p. 105-115. https://doi.org/10.15304/ricd.2.6.3932
CITELLI, Adilson Odair; NONATO, Cláudia; FIGARO, Roseli. Ismar de Oliveira Soares: a memória dos estudos comunicativos-educativos e da educomunicação no Brasil. Comunicação & Educação, v. 26, n. 1, 2021, p. 156-166, 2021. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p156-166 .
CITELLI, Adilson Odair; SOARES, Ismar de Oliveira; LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Educomunicação: referências para uma construção metodológica. Comunicação & Educação, v. 24, n. 2, p. 12-25, 2019.
CORTÉS, Jesús; LAU, Jesús. Information Skills: Conceptual Convergence between Information and Communication Sciences. IN: FRAU-MEIGS, Divina; TORRENT, Jordi. Mapping Media Education Policies in the World: visions, programmes and challenges. New York: United Nations Alliance of Civilizations, Unesco, European Commission, Grupo Comicar, 2009, p. 25-38.
COSTA, Caio Túlio. O Relógio de Pascal. São Paulo: Siciliano, 1991.
DALMONTE, Edson Fernando (org.) Teoria e Prática da Crítica Midiática. Salvador: Edufba, 2013.
DAS, Biswajit. Media Education as a Development Project: Connecting Emancipatory Interests and Governance in India. IN: FRAU-MEIGS, Divina; TORRENT, Jordi. Mapping Media Education Policies in the World: visions, programmes and challenges. New York: United Nations Alliance of Civilizations, Unesco, European Commission, Grupo Comicar, 2009, p. 65-82.
DINES, Alberto. 85 anos de crítica de mídia. Observatório da Imprensa, nº 199, de 20 de novembro de 2002. Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/85-anos-de-crtica-da-mdia-2/. Acesso em: 12 jan. 2025.
DINES, Alberto. O Papel do Jornal e a Profissão de Jornalista. 9. Edição Revista, Atualizada e Ampliada. São Paulo: Summus, 2009.
DIREITOS na Rede, Coalizão. Compromisso com a Democracia e os Direitos Digitais: Diretrizes para políticas públicas nos próximos 4 anos. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação da Comunicação e da Cultura, São Cristovão, v. 24, n. 2, p. 187–196, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/18202. Acesso em: 24 abr. 2025.
EISENBERG, M. B. Information literacy: essential skills for the information age. Journal of Library and Information Technology, 2008.
FANTIN, Mônica. Education, Culture and Technology: Educational policies, research and new methodologies. Lecce, Italia: Pensa Multimedia Editore, 2014.
FANTIN, Mônica. Mídia-educacão: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 14, a. 1, p. 27-40, 2011. https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.14i1.0002 .
FIDALGO, Joaquim. Em nome do leitor: as colunas do provedor do Público. Coimbra: Minerva, 2004.
FOREMAN, Gene. The ethical journalist. Willey-Blackwell, 2009.
FRANK, Russel. Media Criticism. IN: BORCHARD, Gregory A. The Sage Encyclopedia of Journalism. Second Edition. London: Sage, 2022.
FRAU-MEIGS, Divina; TORRENT, Jordi. Mapping Media Education Policies in the World: visions, programmes and challenges. New York: United Nations Alliance of Civilizations, Unesco, European Commission, Grupo Comicar, 2009.
FULLER, Jack. News values: ideas for an information age. Chicago, IL: University of Chicago Press, 1997.
GRIZZLE, Alton; CALVO, Maria Carme Torras (eds). Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília: Unesco, 2016.
GRIZZLE, Alton.; WILSON, Carolyn. Media and Information Literacy Curriculum for Teachers. Paris: Unesco, 2011.
GUERRA, Josenildo Luiz; ROTHBERG, Danilo; MARTINS, Gerson Luiz (orgs.). Crítica do Jornalismo no Brasil: produção, qualidade e direito à informação. Covilhã: LabCom Books, 2016.
GUERRA, Josenildo Luiz. Breves notas sobre a crítica de mídia no Brasil: critérios de análise e a proposta de uma rede universitária de observatórios de imprensa. In: Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro – RJ.
HAWLEY, Katherine. How To Be Trustworthy. Oxford: Oxford University Press, 2020.
HAWLEY, Katherine. Trust: a very short introduction. Oxford: Oxford Univer¬sity Press, 2012.
IRETON, Cherilyn; POSETTI, Julie. Jornalismo, Fake News e Desinformação. Paris: Unesco, 2018.
JAWSNICKER, Claudia. Cadernos de Jornalismo e Comunicação: iniciativa precursora de media criticism no Brasil. Alceu, n. 16, ago. 2008.
KAISER, Brittany. Manipulados. Como a Cambridge Analytica e o Facebook invadiram a privacidade de milhões e botaram a democracia em xeque. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2019.
KEEN, Andrew. O Culto do Amador. Como Blogs, Myspace, Youtube e a Pirataria Digital estão Destruindo nossa Economia, Cultura e Valores. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Bill. Os Elementos do Jornalismo. São Paulo: Geração Editorial, 2003.
LIVINGSTONE, Sônia. Media literacy and the challenge of new information and communication technology. The Communication Review, 2004.
LIVINGSTONE, Sônia. Young people and new media: Childhood and the changing media environment. London: Sage, 2002.
LOURES, Ângela da Costa Cruz. Pequena história da crítica de mídia no Brasil. IN: CHRISTOFOLETTI, Rogério; MOTTA, Luiz Gonzaga (orgs.). Observatórios de Mídia: olhares da cidadania. São Paulo: Paulus, 2008.
MACIÁ-BARBER, Carlos. La Figura del Defensor del Lector, del Oyente y del Telespectador. Madrid: Universitas, 2006.
MATOS, Armanda Pinto da Mota (org.). Educação para os media em prática. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2542-3.
MCDOUGALL, Julian. Media Literacy in England. In: The international encyclopedia of media literacy. John Wiley & Sons, 2019. p. 1-10. Disponível em: https://doi.org/10.1002/9781118978238.ieml0146. Acesso em: 24 abr. 2025.
MCQUAIL, Denis. Atuação da Mídia: comunicação de massa e interesse público. Porto Alegre: Penso, 2012.
MENDES, Jairo Faria. O Ombudsman e o Leitor. Belo Horizonte: Editora O Lutador, 2002.
MIHAILIDIS, Paul. Media Literacy. IN: BORCHARD, Gregory A. The Sage Encyclopedia of Journalism. Second Edition. London: Sage, 2022.
MINISTRY OF EDUCATION AND CULTURE. Media Literacy in Finland: National Media Education Policy. Helsinki: 2019. Disponível em: https://medialukutaitosuomessa.fi/mediaeducationpolicy.pdf. Acesso em: 21 dez. 2024.
MOROZOV, Evgeny. Big Tech: A ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.
OCHS, Mariana. Educação Midiática e Inteligência Artificial. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2024.
OPERTTI, Renato. Curricular Contribution for Media Education: A Process in Construction. IN: FRAU-MEIGS, Divina; TORRENT, Jordi. Mapping Media Education Policies in the World: visions, programmes and challenges. New York: United Nations Alliance of Civilizations, Unesco, European Commission, Grupo Comicar, 2009, p. 39-52.
PAULINO, Fernando Oliveira; VALENTE, Jonas; GUAZINA, Liziane; URUPÁ, Marcos; CARVALHO, Mariana Martins de. Políticas de Comunicação no Brasil: uma visão geral dos dois primeiros anos do governo Jair Bolsonaro. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação da Comunicação e da Cultura, São Cristovão, v. 24, n. 2, p. 115–134, 2022. DOI: https://doi.org/10.54786/revista eptic.v24i2.17692. Acesso em: 24 abr. 2025.
PAULINO, Fernando Oliveira. Responsabilidade Social da Mídia: análise conceitual e perspectivas de aplicação no Brasil, Portugal e Espanha. Brasília: Casa das Musas, 2009.
PEGURER-CAPRINO, Mônica; CERDÁ, Juan Francisco Martínez. Alfabetización Mediática en Brasil: Experiencias y modelos en educación no formal. Revista Comunicar, n. 49, p. 39-48, 2016.
PILAR, Ana Flávia. Como a Finlândia ensina jovens estudantes a combater desinformação. O Globo., publicada em: 12 dez. 2024. Disponível em https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2024/12/12/como-a-finlandia-ensina-jovens-estudantes-a-combater-desinformacao.ghtml. Acesso em: 21 dez. 2024.
PLAISANCE, Patrick. Ética na Comunicação: princípios para uma Prática Responsável. Porto Alegre: Penso, 2010.
POTTER, W. James. Media literacy. London: Sage, 2012.
PRADO, José Luiz Aidar (org.). Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker Editores, 2002.
REUTERS Institute. Digital News Report 2024. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2024-06/RISJ_DNR_2024_Digital_v10%20lr.pdf. Acesso em: 21dez. 2024.
RIVOLTELLA, P. C. Mídia-educação e pesquisa educativa. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 119-140, jan./jun. 2009.
RIVOLTELLA, Pier Cesare. Digital literacy: tools and methodologies for information society. Hershey/New York: IGI Publishing, 2008.
SECOM. Estratégia Brasileira de Educação Midiática. Brasília, outubro de 2023. Disponível em https://www.gov.br/secom/pt-br/arquivos/2023_secom-spdigi_estrategia-brasileira-de-educacao-midiatica.pdf. Acesso em: 21 dez. 2024.
SERELLE, Márcio; SOARES, Rosana (orgs.). Mediações críticas: representações na cultura midiática. São Paulo: ECA/USP, 2017.
SILVA, Luiz Martins da; PAULINO, Fernando Oliveira. Por que os observatórios não observam "boas práticas"? In: Rogério CHRISTOFOLETTI, Luiz Gonzaga MOTTA. (Org.). Observatórios de mídia: Olhares da cidadania. São Paulo: Paulus, 2008, v. 1, p. 1-230.
SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de. Educação para a Mídia como Política Pública: experiência inglesa e proposta brasileira. Comunicação e Política, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 73-100, 2007.
SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de. Media literacy como prática social: objetivos e abordagens pedagógicas. Comunicação e Sociedade, v. 13, n. 1, p. 87-100, 2008.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 15-26, 2014a.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 19, 2000. p. 12-24.
SOARES, Ismar de Oliveira. Vertentes Históricas de Aproximação entre Comunicação e Educação. In: Macedo, Alessandra Xavier Nunes; Pires, Davis Ulisses Brasil Simões; Anjos, Fernanda Alves dos. Educação para a mídia. Brasília: Ministério da Justiça; Secretaria Nacional da Justiça. 2014b.
TRINDADE, Ana Carolina. Democratização da Comunicação e Media Literacy: entidades, regulações e experiências. Tese de doutorado. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Bauru: 2025.
TUCHMAN. Gaye. La Producción de la Noticia: estudio sobre la construcción de la realidad. Barcelona: Gustavo Gilli, 1983.
WARD, Stephen J. The invention if journalism ethics: the path to objectivity and beyond. Montreal: McGill-Queen’s University Press, 2004.
WEBBER, Sheila; JOHNSTON, Bill. Conceptions of Information Literacy: new perspectives and implications. Journal of Information Science, 2000.
WELSH, Teresa S.; WRIGHT, Melissa. S. Information Literacy in the Digital Age: an evidence-based approach. Oxford: Chandos, 2010.
WYATT, Wendy. Press Criticism. IN: DIMITRAKOPOULOU, Dimitra; GEERTSEMA-SLIGHT, Margaretha; SEHL, Annika (eds.) The International Encyclopedia of Journalism Studies. John Wiley & Sons, 2019. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118841570.iejs0104.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rogério Christofoletti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.