Ativismo na arte pós-soviética: um projeto audiovisual do coletivo russo Chto Delat? / O que fazer?

Autores

  • Neide Jallageas Kinoruss Edições e Cultura

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i2.3474

Resumo

ste ensaio oferece uma perspectiva pouco explorada no Ocidente: a discussão sobre as estratégias de ativismo político na arte da Rússia pós-soviética. Para tanto apresenta um projeto audiovisual, do coletivo russo Chto Delat?, que é uma plataforma de ativismo político marxista pós-soviético. O grupo compreende o cinema como exercício coletivo, político e produtor de conhecimento e se pauta por referências históricas revolucionárias (Eisenstein, Vertov, Maiakóvski etc.), colocando-as em discussão, publicando jornais, revistas e blogs, participando de Foruns Internacionais, e performances em espaço urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neide Jallageas, Kinoruss Edições e Cultura

Neide Jallageas é pesquisadora, artista, tradutora (russo, inglês, italiano e francês), ensaísta e editora do Kinoruss Edições e Cultura. Pós-doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicação e Artes (2013-2014) e em Literatura e Cultura Russa pela Faculdade de Filosofia Letras da Universidade de São Paulo (2010-2013), com Estágio de Pesquisa em Moscou no Centro Eisenstein de Pesquisa e Museu de Cinema Russo. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) com a tese Estratégias de construção no cinema de Andriêi Tarkóvski - A perspectiva inversa como procedimento. Mestre em Estética e Comunicação do Audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2002) com Vestígios: a leitura fotografada. Possui obras nos acervos do mam-sp, Pirelli-Masp, mac-usp e Sesc-sp.

Downloads

Publicado

16-09-2016

Como Citar

Jallageas, N. (2016). Ativismo na arte pós-soviética: um projeto audiovisual do coletivo russo Chto Delat? / O que fazer?. Revista Eco-Pós, 19(2), 154–165. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i2.3474