O cinema intersticial de Myriam Angueira:

autoinscrição, cosmologia e história Mapuche

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27656

Palavras-chave:

Colonialidade, Cinema indígena, História Mapuche, Documentário, Povos originários

Resumo

Este estudo analisa o cinema documentário de Myriam Angueira com o objetivo de problematizar as dimensões históricas, autobiográficas e cosmológicas em Newen (2014) entre a colonialidade e a decolonialidade. Fundamenta-se na perspectiva cosmológica Mapuche, nos estudos de cinema, históricos e antropológicos. No diálogo com outras cinematografias, intercalando a poética do recuo e participativa, o olhar de dentro e de fora, o espaço fílmico e histórico, as forças narrativas imanentes dos objetos e da natureza, propõe um percurso sobre, através, com e a partir do documentário Newen. Constata-se que, em situação de colonialidade, de uma escrita indireta de si, autorreferencial e cosmológica, a porosidade das formas e as zonas incontroláveis da linguagem, uma escritura fílmica do mundo histórico não se sedimenta sem mutações, fricções e fissuras, o que se verifica no estado intersticial do seu corpo narrativo, entre o Eu e o Outro, o espaço fílmico e o espaço histórico, a história e a cosmologia Mapuche.

PALAVRAS-CHAVE: Colonialidade. Cinema indígena. História Mapuche. Documentário. Povos originários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor associado do Centro de Educação-CE, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Tem graduação em história, mestrado e doutorado em educação pela UFRN. Integra o corpo docente do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), atuando nos componentes da área das tecnologias e das linguagens em contextos educacionais, nas modalidades presenciais e a distância. Coordenou o Setor de Produção de Materiais Didáticos (Impresso, Designer, Digital, Vídeo) da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da UFRN. Tem publicações em periódicos nacionais e internacionais. Pesquisa história e linguagem do documentário, cinematografias contemporâneas e, atualmente, desenvolve projeto de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE) sobre cinema indígena no Brasil, a partir da experiência da ONG Vídeo nas Aldeias (VNA). Investiga, no marco dessa pesquisa, as interfaces das suas dimensões audiovisuais e formativas ancorado nos estudos de cinema (documentário, filme etnográfico e mídia indígena) e das perspectivas da crítica pós-colonial e decolonial.

Endereço:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) / Centro de Educação (CE) / Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC). 59078-970, Natal, Brasil. E-mail: aurelio.felipe@uol.com.br

 

COTATO:

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5529-0100

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3225644273484860

 

PUBLICAÇÕES RELEVANTES

Livros

FELIPE, Marcos Aurélio. Ensaios sobre cinema indígena no Brasil & outros espelhos pós-coloniais. Porto Alegre: Editora Sulina, 2020. 1ª edição.

FELIPE, Marcos Aurélio; ARAÚJO, Célia Maria. Educação e tecnologia. Natal/RN: EDUFRN, 2007.

 

Capítulos de livro

FELIPE, Marcos Aurélio. Limite: o filme de Mário Peixoto. In: SILVA, Marcos; CHAVES, Bené. Cenas brasileiras: o cinema em perspectiva multidisciplinar (1928/1988). Natal/RN: EDUFRN, 2009.

FELIPE, Marcos Aurélio. ARAUJO, Célia Maria. Imagem e educação: conceitos básicos. In: BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; NORONHA, Claudianny Amorim Noronha. (Org.). Linguagens e Práticas Escolares - leitura, literatura e escrita. 1ed. Natal - RN: EDUFRN, 2014, v. , p. 49-67.

FELIPE, Marcos Aurélio. Aportes para análise fílmica em contextos educativos: o cinema de Aloysio Raulino (1968-1980). IN: NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; ARAÚJO, Magnólia Floriano Fernandes de (Orgs.). Leitura e escrita em diferentes contextos de aprendizagem: letramentos, sustentabilidade e perspectiva de ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. p. 259-287

 

Artigos em periódicos nacionais e internacionais - 2018:

FELIPE, Marcos Aurélio. O filme documentário (1922-1960): artifício, registro e (re)produção da realidade. Doc On-line – Revista Digital de Cinema Documentário, Beira Interior/Campinas, n. 23, p. 105-128, mar.  2018. DOI: http://dx.doi.org/10.20287/doc.d23.ar02

FELIPE, Marcos Aurélio. 2018. Escrituras fílmicas problematizadoras do mundo histórico: a ‘questão indígena’ no Brasil. Famecos – mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre/RS, v. 25, n. 2, p. 1-30, mai./ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.29351

FELIPE, Marcos Aurélio. Problemáticas do contemporâneo em Tsai Ming-Liang: memória, distanciamentos e sexualidade. Aniki – Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, Lisboa, v. 5, n. 2, p. 257-283, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v5n2.361

 

Artigos em periódicos nacionais e internacionais - 2019

FELIPE, Marcos Aurélio. Variações sobre o cinema de Vincent Carelli: múltiplos reflexos – Doc On-line – Revista Digital de Cinema Documentário, Beira Interior/Campinas, n. 25, p. 6-46, mar. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.20287/doc.d25.dt01

FELIPE, Marcos Aurélio. Contranarrativas fílmicas Guarani Mbya: atos decoloniais de desobediência estética e institucionais. Matrizes – Revista da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), São Paulo, v. 13, n. 1, p. 231-254, 30 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i1p231-254

FELIPE, Marcos Aurélio. Escrituras documentárias contra a barbárie. Caiana – Revista de Historia del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino (Caia), Buenos Aires, v. 14, p. 41-55, 2019. Link: http://caiana.caia.org.ar/resources/uploads/14-pdf/Caiana14L_Felipe2.pdf

FELIPE, Marcos Aurélio. Dimensões (auto)biográficas em Hou Hsiao-hsien – E-Compós – Revista dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós). 2019. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1531

FELIPE, Marcos Aurélio. Do outro lado do espelho: história e problemática do Vídeo nas Aldeias (VNA). Visualidades(UFG), v. 17, p. 34, 2019. DOI: https://doi.org/10.5216/vis.v17.56629

FELIPE, Marcos Aurélio. Revisitando Edward Yang – PÓS - Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes (UFMG), v. 9, n. 18, pp. 286-311, nov. 2019 - abr. 2020. Link: https://eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/view/916/564

 

Artigos em periódicos nacionais e internacionais - 2020

FELIPE, Marcos Aurélio. O cinema-caracol de  Luis  Tróchez  Tunubalá:  uma   câmera Misak contra o(s) colonialismo(s). Ars (ECA-USP), v. 18, n. 39, p. 225-259, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.162787

Referências

ANGUEIRA, Myriam. Portal de Myriam Angueira. Disponível em: http://www.myriamangueira.com . Acesso em: 20 mai. 2019.

AUMONT, Jacques. A estética do filme. Campinas, SP: Papirus, 1995.

_____ . O olho interminável. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

BELLO, Álvaro. Nampulkafe: el víaje de los mapuches de la Araucanía a las pampas argentínas – territorio, política y cultura en los siglos XIX y XX. Temuco: Ediciones Universidad Católica de Temuco, 2011.

BENGOA, José. Historia del pueblo Mapuche. Santiago: Lom Eds., 2000.

_____. Mapuche, colonos y el estado nacional. Chile: Catalonia, 2017.

BENJAMIN, Walter. O narrador. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 213-240. (Obras Escolhidas I).

BERNARDET, Jean-Claude. Documentários de busca: 33 e Passaporte Húngaro. MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir (Org.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005. p. 142-157.

BRANIGAN, Edward. O plano-ponto-de-vista. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. p. 251-276.

CARROLL, Noel. Ficção, não-ficção e o cinema da asserção pressuposta: uma análise conceitual. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. p. 69-104.

BRASIL, André. Mise-en-abyme da cultura: a exposição do “antecampo” em Pi’õnhitsi e Mokoi tekoá petei jeguatá. Significação, São Paulo, v. 40, n. 40, p. 245-265, 2013.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da “invenção do outro”. In: LANDER, Eduardo (org.). A colonialidade do saber. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 80-87.

CAYUQUEO, Pedro. História secreta Mapuche. Chile: Catalonia, 2017.

COLOMBRES, Adolfo (Org.). Cine, antropología y colonialismo. Buenos Aires: Ediciones del Sol/Clacso, 1985.

COMISIÓN de Trabajo Autónomo Mapuche (COTAM). Informe de la Comisión Verdad Histórica y Nuevo Trato - Volumen III, Tomo II. Primera parte del informe final de la Comision de Trabajo Autónomo Mapuche - Capitulo I: Kisu güneluwün zugu Mapuche rakizuam mew. Gülu ka pwel mapu mew “la forma en que nos ordenamos de acuerdo a una filosofía de vida mapunche, en Gulu y Pwel mapu”. Temuco, 2003.

COMOLLI, Jean-Louis. O espelho de duas faces. In: YOEL, Gerardo (org.). Pensar o cinema: imagem, ética e filosofia. São Paulo: Cosac Naify, 2015. p. 165-203.

_____. Ver e poder. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

CÓRDOVA, Amalia. Estéticas enraizadas: aproximaciones ao video indígena en América Latina. Comunicación y Médios, Santiago, n. 4, p. 81-107, 2011.

DELRIO, Walter; ESCOLAR, Diego; LENTON, Diana; MALVESTITTI, Marisa. Introducción. DELRIO, Walter; ESCOLAR, Diego; LENTON, Diana; MALVESTITTI, Marisa (Orgs.). En el país de nomeacuerdo. Viedma: UNRN. 2018.

DELRIO, Walter. Memorias de expropiación: sometimiento e incorporación indígena en la Patagonia (1872-1943). Bernal: Editorial Universidad Nacional de Quilmes, 2010.

ESCOLAR, Diego’SALDI, Leticia. Castas invisibles de la nueva nación: los prisioneros indígenas de la Campaña del Desierto en el registro parroquial de Mendoza. DELRIO, Walter; ESCOLAR, Diego; LENTON, Diana; MALVESTITTI, Marisa (Orgs.). En el país de nomeacuerdo: archivos y memorias del genocidio del Estado argentino sobre los pueblos originarios, 1870-1950. Viedma: UNRN. 2018. p. 99-136.

FREIRE, Marcius. Documentário. São Paulo: Annablume, 2011.

FUJIWARA, Chris. A crítica e os estudos de cinema: uma resposta a David Bordwell. Contracampo, n. 100, abril. 2013. Disponível em: http://www.contracampo.com.br/100/artcriticafujiwara.htm#Um Acesso: 20 maio. 2019.

GINZBURG, Carlo. Introdução. In: LONGHI, Roberto. Piero della Francesca. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 7-14.

GUIAS, Colectivo. Antropología del genocidio: identificación y restituición – “colecciones” de restos humanos en el Museo de La Plata. La Plata: De la campana, 2012.

_____. Fueguinos: en el Museo de La Plata – 112 años de ignominia. La Plata: De la campana, 2011.

HOBSBAWM, Eric. Introdução: a invenção das tradições. HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. São Paulo: Paz & Terra, 2018. p. 7-24

INSTITUTO O’Higginiano de Chile. Instituto – Quienes somos. Disponível em: http://www.institutoohigginiano.cl. Acesso em: 24 maio. 2019.

KATRULAF. Texto 30: cuento del perro y el ratón, dictado por Katrulaf, año 1901. In: LLANQUINAO, Margarita Canio; MENARES, Gabriel Pozo. Historia y conocimiento oral mapuche: sobreviventes de la “Campaña del Desierto y “Ocupación de la Araucanía” (1899-1926). Santiago: LOM Ediciones, 2013. p. 127-129.

MIGNOLO, Walter D. Aiesthesis decolonial. Calle 14, Bogotá, v. 4, n. 4, p. 10-25, 2010.

_____. Desobediencia epistémica. Buenos Aires: Del Signo, 2014.

_____. El lado más oscuro del Renacimiento: alfabetización, territorialidad y colonización. Popayán: Universidad del Cauca / Sello Editorial, 2016.

_____. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 1-18, 2017.

_____. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, Eduardo (Org.). A colonialidade do saber. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 33-49.

MOYANO, Adrián. A ruego de mi superior cacique, Antonio Modesto Inakayal. Viedma: FER – Fondo editorial Rionegrino, 2017.

_____. Crônicas de la resistência Mapuche. Barilhoche: Caleuche, 2012.

NICHOLS, Bill. A voz do documentário. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005a. p. 47-68.

_____. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005b.

PACHECO DE OLIVEIRA, João. O nascimento do Brasil e outros ensaios: “pacificação”, regime tutelar e formação de alteridades. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2016.

PENAFRIA, Manuela. O filme documentário. Lisboa: Cosmos, 1999.

PIEDRAS, Pablo. El cine documental en primera persona. Buenos Aires: Paidós, 2014.

RAMOS, Fernão Pessoa. A cicatriz da tomada: documentário, ética e imagem intensa. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. p. 159-226.

RENOV, Michael. Investigando o sujeito: uma introdução. MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir (Org.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005. p. 234-257.

SALAZAR, Juan Francisco. Imperfect media: the poetics indigenous media in Chile. 2004. Tese (Doutorado em Filosofia, Comunicação e Mídia) – University of Western, Sidney, 2004.

SARASOLA, Carlos Martínez. La Argetnina de lo caciques: o el país que no fue. Buenos Aires: Del Nuevo Extremo, 2012.

SCHWARCZ, Lilia M. Sobre as imagens: entre a convenção e a ordem”, In: SCHWARCZ, Lilia M.; GOMES, Flávio (Org.). Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. São Paulo, Companhia das Letras, 2018. p. 43-50.

VEIGA, Roberta. Autobiografia não-autorizada: por uma experiência limiar do documentário. Doc On-line, n. 19, pp. 42-59, mar. 2016

_____. O confinamento de Vanda: uma leitura do dispositivo. Doc On-line, n. 18, pp. 192-215, jul. 2015.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena. In: VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem. São Paulo: Ubu, 2017. p. 299-346.

YEPAN – Revista Electrônica de Cine y Comunicación Indígena. Entrevista Yepan a Myriam Angueira. 18 de agosto de 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=85Lq4Rw2zu0 Acesso em: 21 mai. 2019.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

Felipe, M. A. (2021). O cinema intersticial de Myriam Angueira:: autoinscrição, cosmologia e história Mapuche. Revista Eco-Pós, 24(2), 514–549. https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27656

Edição

Seção

Perspectivas