Beemote Digital

a confusão entre propaganda e publicidade nas plataformas de redes digitais como expressão da crise imanente das formas sociais

Autores

  • Manoel Dourado Bastos Universidade Estadual de Londrina
  • Rafaela Martins de Souza Universidade de Coimbra
  • Willian Casagrande Fusaro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28012

Palavras-chave:

Crise, Propaganda, Publicidade, Interação, Desinformação

Resumo

O artigo avalia as articulações entre desinformação e crise da democracia a partir do uso de figuras mitológicas pela Ciência Política clássica, principalmente por Thomas Hobbes (para descrever o contexto inglês de Guerra Civil no século XVII) e Franz Neumann (para avaliar o nazismo no início do século XX), observando o Beemote como expressão da crise imanente do Estado. Com isso, articula-se uma homologia com a comunicação como forma social, a fim de avaliar a desinformação não como uma disfuncionalidade, mas como uma característica inerente ao processo comunicacional. Verifica-se na sequência a atualidade da figura do Beemote para o contexto digital, num processo de confusão entre as funções propaganda e publicidade por meio da interação viabilizada pelas redes sociais. Ilustra-se a perspectiva conceitual com apontamentos sobre as eleições presidenciais brasileiras em 2018.

 

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Biografia do Autor

Manoel Dourado Bastos, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação da UEL

Coordenador do GT de Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação da Ulepicc-Brasil

Rafaela Martins de Souza, Universidade de Coimbra

Mestra em Comunicação pelo PPGCOM-UEL

 

Doutoranda em Comunicação pela universidade de Coimbra

 

Diretora Científica da Ulepicc-Brasil

Willian Casagrande Fusaro, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Comunicação pelo PPGCOM-UEL

 

Assessor de Comunicação na UEL

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Publicado

08-11-2023

Como Citar

Dourado Bastos, M., Martins de Souza, R., & Casagrande Fusaro, W. (2023). Beemote Digital: a confusão entre propaganda e publicidade nas plataformas de redes digitais como expressão da crise imanente das formas sociais. Revista Eco-Pós, 26(2), 480–506. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28012