Beemote Digital
a confusão entre propaganda e publicidade nas plataformas de redes digitais como expressão da crise imanente das formas sociais
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28012Palavras-chave:
Crise, Propaganda, Publicidade, Interação, DesinformaçãoResumo
O artigo avalia as articulações entre desinformação e crise da democracia a partir do uso de figuras mitológicas pela Ciência Política clássica, principalmente por Thomas Hobbes (para descrever o contexto inglês de Guerra Civil no século XVII) e Franz Neumann (para avaliar o nazismo no início do século XX), observando o Beemote como expressão da crise imanente do Estado. Com isso, articula-se uma homologia com a comunicação como forma social, a fim de avaliar a desinformação não como uma disfuncionalidade, mas como uma característica inerente ao processo comunicacional. Verifica-se na sequência a atualidade da figura do Beemote para o contexto digital, num processo de confusão entre as funções propaganda e publicidade por meio da interação viabilizada pelas redes sociais. Ilustra-se a perspectiva conceitual com apontamentos sobre as eleições presidenciais brasileiras em 2018.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
BASTOS, Manoel Dourado; FIGUEIREDO, Carlos; SCHNEIDER, Marco. Comunicação, desinformação e crise do capitalismo. In: PRATA, Nair Prata; JACONI, Sônia; GABRIOTI, Rodrigo; NASCIMENTO, Genio; ANDRÉ, Hendryo e MATOS, Sílvio Simão de (orgs). Comunicação e ciência: reflexões sobre a desinformação. São Paulo: INTERCOM, 2022.
BLANKE, Bernhard; JÜRGENS, Ulrich; KASTENDIEK, Hans. Acerca de la reciente discusión marxista sobre el análisis de la forma y función del estado burgués. Reflexiones sobre la relación entre política y economia. In: BONNET, Alberto; PIVA, Adrian (org.). Estado y capital: el debate alemán sobre la derivación del Estado. Buenos Aires: Herramienta, 2017. Disponível em: <https://herramienta.com.ar/sites/default/files/Estado_y_Capital.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2019.
BOLAÑO, César. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec / Pólis, 2000.
BOLAÑO, César. Campo aberto. Aracaju, Edise, 2015.
BOLAÑO, César; VIEIRA, Eloy. Economia política da internet e os sites de redes sociais. Eptic, v. 16, n. 2, 20014, pp. 71–84. Disponível em: <https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/2168>. Acesso em: 09 jun. 2023
CALDAS, Camilo Onoda. A teoria da derivação do estado e do direito. São Paulo: Outras Expressões, 2015.
CARVALHO, Bruno. Não foi você: Uma interpretação do bolsonarismo. Revista Piauí, Edição 142, julho de 2018. Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/materia/nao-foi-voce/>. Acesso em: 28 jan. 2023.
CARVALHO, Wellington; GUIMARÃES, Ádria Silva. Desinformação, Negacionismo e Automedicação: a relação da população com as drogas “milagrosas” em meio à pandemia da COVID-19. InterAmerican Journal of Medicine and Health, v. 3, 2020. Disponível em: <https://iajmh.emnuvens.com.br/iajmh/article/view/147/188>. Acesso em: 09 jun. 2023
FALCÃO, Paula; SOUZA, Aline Batista de. Pandemia de desinformação: as fake news no contexto da Covid-19 no Brasil. Reciis, v. 15, n. 1, p. 55-71, 2021. Disponível em: <https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/2219/2416>. Acesso em: 09 jun. 2023
FIGUEIREDO, Carlos; BOLAÑO, César. Social media and algorithms: configurations of the lifeworld colonization by new media. The International Review of Information Ethics, v. 26, 2017. Disponível em: <https://informationethics.ca/index.php/irie/article/view/277>. Acesso em: 28 jan. 2023
FREDONA, Robert; REINERT, Sophus A. Leviathan and Kraken: States, corporations, and political economy. History and theory, v. 59, n. 2, p. 167-187, 2020. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/hith.12153?casa_token=2u0SUdicLkIAAAAA%3ALZUaQgYQwV8cdiBb0SHN51hxlS-FzyZ1C9p0rkM3sXatYbw6gcS7lmYnexS98hjaG7brA2fQTF_YFw>. Acesso em: 28 jan. 2023.
GALHARDI, Cláudia Pereira et al. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 4201-4210, 2020. Disponível em: <https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/44120/FatoFakeDesinforma%c3%a7%c3%a3oPandemia.pdf?sequence=2&isAllowed=y>. Acesso em: 09 jun. 2023
GOULART, Josette. Oito Segundos Na Tevê; 897 Grupos De Whatsapp. Revista Piauí, 26 jul. 2018. Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/oito-segundos-na-teve-897-grupos-de-whatsapp/>. Acesso em: 28 jan. 2023.
GRESPAN, Jorge. O negativo do capital. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
HIRSCH, Joachim. Elementos para una teoria materialista del estado. In: BONNET, Alberto; PIVA, Adrian (org.). Estado y capital: el debate alemán sobre la derivación del Estado. Buenos Aires: Herramienta, 2017a. Disponível em: <https://herramienta.com.ar/sites/default/files/Estado_y_Capital.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2019.
HIRSCH, Joachim. El aparato de estado y la reproducción social: elementos de una teoría del estado burguês. In: BONNET, Alberto; PIVA, Adrian (org.). Estado y capital: el debate alemán sobre la derivación del Estado. Buenos Aires: Herramienta, 2017b. Disponível em: <https://herramienta.com.ar/sites/default/files/Estado_y_Capital.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2019.
HIRSCH, Joachim. Teoria materialista do Estado: processos de transformação do sistema capitalista de Estados. Rio de Janeiro: Revan, 2010.
HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Martin Claret, 2014.
HOBBES, Thomas. Behemoth ou o Longo Parlamento. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
LIMA, C. R. M. de et al. Emergência de saúde pública global por pandemia de Covid-19: desinformação, assimetria de informações e validação discursiva. Folha de Rosto, v. 6, n. 2, p. 5-21, maio de 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/490/460>. Acesso em: 09 jun. 2023.
MARCUSE, Herbert. Estado e indivíduo sob o nacional-socialismo. In: MARCUSE, Herbert. Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo: Ed. Unesp, 1999.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. 2ª. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MELLO, Patrícia Campos. Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp. Folha de S. Paulo, 18 out. 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/empresarios-bancam-campanha-contra-o-pt-pelo-whatsapp.shtml>. Acesso em: 28 jan. 2023.
MOUNK, Yascha. O povo contra a democracia. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
MOURA, Maurício; CORBELLINI, Juliano. A eleição disruptiva: Por que Bolsonaro venceu. Rio de Janeiro: Record, 2019.
NEUMANN, Franz. Behemoth: The structure and practice of national socialism – 1933-1944. Chicago: Ivan R. Dee Publisher, 2009.
NEUMANN, Franz. Estado democrático e estado autoritário. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.
NOBRE, Marcos. Limites da democracia: de Junho de 2013 ao Governo Bolsonaro. São Paulo: Todavia, 2022.
PANHO, Isabella Alonso. O que a crítica da economia política da comunicação tem a dizer ao TSE: disparo massivo de mensagens e notícias falsas nas eleições presidenciais de 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Londrina, 2023.
RAMOS, Diogo. Franz Neumann e o nazismo como a destruição do estado. Revista ethic@, Florianópolis, v.11, n.3, p. 299-327, dez. 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ethic/article/view/27308>. Acesso em: 09 jun. 2023
RECUERO, Raquel. # FraudenasUrnas: estratégias discursivas de desinformação no Twitter nas eleições 2018. Revista brasileira de linguística aplicada, v. 20, p. 383-406, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbla/a/vKnghPRMJxbypBVRLYN3YTB/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 09 jun. 2023.
RECUERO, Raquel; SOARES, Felipe; ZAGO, Gabriela. Polarização, hiperpartidarismo e câmaras de eco: como circula a desinformação sobre Covid-19 no Twitter. Revista Contracampo, v. 40, n. 1, 2021. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/45611/28708>. Acesso em: 09 jun. 2023
RODRIGUES, Theófilo Machado; BONONE, Luana; MIELLI, Renata. Desinformação e crise da democracia no Brasil: é possível regular fake news? Confluências: Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 22, n. 3, p. 30-52, 2020. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/confluencias/article/download/45470/27124>. Acesso em: 09 jun. 2023.
RUNCIMAN, David. Como a democracia chega ao fim. São Paulo: Todavia, 2018.
SANTOS, João Guilherme Bastos dos et al. WhatsApp, política mobile e desinformação: a hidra nas eleições presidenciais de 2018. Comunicação & Sociedade, v. 41, n. 2, p. 307-334, 2019. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/CSO/article/viewFile/9410/6962>. Acesso em: 09 jun. 2023
SILVA, Fernanda de Barros da. O regime de verdade das redes sociais on-line: pós-verdade e desinformação nas eleições presidenciais de 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação – PPGCI, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/1027/1/Fernanda%20de%20Barros%20da%20Silva_Mestrado_2019.pdf>. Acesso em 09 jun. 2023.
SOARES, Felipe Bonow. As estratégias de argumentação e as formas de desinformação nas mensagens de Jair Bolsonaro no Twitter durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2018. Revista Mediação, v. 22, n. 30, 2020. Disponível em: <http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/7424/pdf>. Acesso em: 09 jun. 2023
SOARES, Felipe Bonow et al. Covid-19, desinformação e Facebook: circulação de URLs sobre a hidroxicloroquina em páginas e grupos públicos. Galáxia (São Paulo), n. 46, 2021. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/51423/35682>. Acesso em: 09 jun. 2023
SOUKI, Nádia. Behemoth contra Leviatã: Guerra Civil na filosofia de Thomas Hobbes. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
SOUSA JÚNIOR, João Henriques de et al. Da Desinformação ao Caos: uma análise das Fake News frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Cadernos de prospecção, v. 13, n. 2 COVID-19, p. 331-331, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/download/35978/20912>. Acesso em: 09 jun. 2023
STREECK, Wolfgang. Tempo comprado: a crise adiada do capitalismo tardio. São Paulo: Boitempo, 2018.
STRUCK, Jean-Philip. Bolsonaro mudou lógica de como se faz campanha no Brasil. Deutsche Welle. 29/10/2018. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/bolsonaro-mudou-l%C3%B3gica-de-como-se-faz-campanha-no-brasil/a-45792809>. Acesso em: 28 jan. 2023.
TATEMOTO, Rafael. TSE sobre fake news: "Gostaríamos de ter uma solução eficaz. De fato, não temos". Brasil de Fato, 21 out. 2018. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2018/10/21/tse-sobre-fake-news-gostariamos-de-ter-um-solucao-eficaz-de-fato-nao-temos>. Acesso em: 28 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Manoel Dourado Bastos, Rafaela Martins de Souza, Willian Casagrande Fusaro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.