Entre imagens e barricadas:

Fotografia, sublevação e afetos indignados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28130

Palavras-chave:

Imagem, Levantes, Amazônia, Estética, Política

Resumo

O artigo discute como determinadas imagens expressam e articulam, poética e esteticamente, gestos de revolta e emoções indignadas, revelando, assim, uma dimensão política que lhes é intrínseca. A questão de fundo, extraída dos trabalhos mais recentes de G. Didi-Huberman, é compreender como as imagens são capazes de dar forma visível ao páthos da indignação. O ponto de partida do trabalho são duas fotografias produzidas em 2015 e 2018, em frente a um complexo de casas prisionais na Região Metropolitana de Belém (PA), nas quais mulheres montam barricadas em protestos por respeito aos direitos dos detentos e contra a violência policial dentro dos presídios. As imagens são, ao final, reconhecidas em sua capacidade de expressar visualmente a potência dos afetos da revolta: a indignação, a esperança, a solidariedade e a obstinação de sujeitos que lutam por si e por aqueles que amam.

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Biografia do Autor

Leandro Rodrigues Lage, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Leandro Lage é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

08-11-2023

Como Citar

Lage, L. R. (2023). Entre imagens e barricadas:: Fotografia, sublevação e afetos indignados. Revista Eco-Pós, 26(2), 314–336. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28130