Tem final feliz?
A relação entre literatura e spoiler no TikTok
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28269Palavras-chave:
TikTok, BookTok, Spoiler, leitura, livrosResumo
Assim como outras redes sociais, o TikTok consolidou-se como ambiente de interação e discussão entre leitores, formando a comunidade BookTok. Apesar de tradicionalmente associado a prejuízos à experiência literária, o spoiler (revelação de desfechos) emerge na plataforma como prática integrada à dinâmica algorítmica. Este artigo, portanto, tem o objetivo de compreender como a prática de spoiler é desenvolvida na interação entre leitores a partir do ambiente algorítmico do TikTok. Para isso, utilizamos uma metodologia para estudo de aplicativos (método walkthrough) como forma de explorar a plataforma e tornar visíveis os conteúdos e relações entre leitores em torno de spoilers de livros. Demonstramos que esta prática de spoiler torna-se parte de uma filtragem de opções de leitura, além de constituir fator relevante na experiência e interação entre leitores no TikTok.
Downloads
Referências
BHANDARI, A.; BIMO, S. Why’s Everyone on TikTok Now? The Algorithmized Self and the Future of Self-Making on Social Media. Social Media + Society, v. 8, n. 1, jan./2022, p. 1-11.
CALLON, M. Sociologie de l’acteur réseau. In: AKRICH, M.; CALLON, M.; LATOUR, B. (Eds.). Sociologie de La Traduction: Textes fondauters. Paris: Mines Paris Les Presses, 2006. p. 267–276.
DIJCK, J. VAN; POELL, T.; WAAL, M. D. The Platform Society. New York: Oxford University Press, 2018.
ERIKSSON-KRUTRÖK, M. Algorithmic Closeness in Mourning: Vernaculars of the Hashtag #grief on TikTok: Social Media + Society, v. 7, n. 3, set./2021.
FISCHER, G. D.; PALMA, G. R. #Challenge Memory Unlocked:: o TikTok como dispositivo construtor de memórias audiovisuais a partir da música. Revista Eco-Pós, v. 25, n. 1, jun./2022, p. 249–273.
GRAY, J. E. The geopolitics of ‘platforms’: The tiktok challenge. Internet Policy Review, v. 10, n. 2, 2021.
HAUTEA, S.; PARKS, P.; TAKAHASHI, B.; ZENG, J. Showing They Care (Or Don’t): Affective Publics and Ambivalent Climate Activism on TikTok: Social Media + Society, v. 7, n. 2, abr./2021.
HIEBERT, A.; KORTES-MILLER, K. Finding home in online community: exploring TikTok as a support for gender and sexual minority youth throughout COVID-19. Journal of LGBT Youth, v. 20, n. 4, 2021.
JEFFMAN, T. Booktubers: performances e conversações em torno do livro e da leitura na comunidade booktube. (Tese - Doutorado em Ciências da Comunicação) — Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.
KAPLAN, A. BookTok: como o TikTok ajudou venda de livros a bater recorde nos EUA. Forbes. Disponível em: forbes.com.br/forbeslife/2022/02/booktok-como-o-tiktok-ajudou-venda-de-livros-a-bater-recorde-nos-e ua/. Acesso em: 28 set. 2024.
LATOUR, B. Reagregando o Social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador, São Paulo: Edufba, Edusc, 2012.
LEAVITT, J. D.; CHRISTENFELD, N. J. S. The fluency of spoilers: Why giving away endings improves stories. Scientific Study of Literature, v. 3, n. 1, jan./2013, p. 93–104.
LIGHT, B.; BURGESS, J.; DUGUAY, S. The walkthrough method: An approach to the study of apps. New Media & Society, v. 20, n. 3, mar./2018, p. 93–104.
LOW, B.; EHRET, C.; HAGH, A. Algorithmic imaginings and critical digital literacy on #BookTok. New Media & Society, out./2023, p. 1-18.
MERGA, M. K. How can Booktok on TikTok inform readers’ advisory services for young people? Library & Information Science Research, v. 43, n. 2, 1 abr. 2021.
ROSENBAUM, J. E.; JOHNSON, B. K. Who’s afraid of spoilers? Need for cognition, need for affect, and narrative selection and enjoyment. Psychology of Popular Media Culture, v. 5, n. 3, 2016, p. 273-289.
RYOO, J. H. (JOSEPH); WANG, X. (SHANE); LU, S. Do Spoilers Really Spoil? Using Topic Modeling to Measure the Effect of Spoiler Reviews on Box Office Revenue. Journal of Marketing, v. 85, n. 2, mar./ 2021, p. 70-88.
SAVIC, M. From Musical.ly to TikTok: Social Construction of 2020’s Most Downloaded Short-Video App. International Journal of Communication, v. 15, 7 jul./2021, p. 3173-3194.
SCHELLEWALD, A. Communicative Forms on TikTok: Perspectives From Digital Ethnography. International Journal of Communication, v. 15, fev./2021, p. 1437-1457.
SOUTHERTON, C. Lip-Syncing and Saving Lives: Healthcare Workers on TikTok. International Journal of Communication, v. 15, jul./2021, p. 3248-3268.
SUNDSTRÖM, A. DA S. S. The classification scheme of the booktube community. Em Questão, v. 29, p. e, nov./2023.
VIZIBELI, D. Intimidade ou ostentação? As estantes dos booktubers e os sentidos sobre a leitura e o livro nas redes sociais na contemporaneidade. Texto Livre, v. 17, abr./2024, p. 1-10.
ZENG, J.; ABIDIN, C.; SCHÄFER, M. S. Research Perspectives on TikTok and Its Legacy Apps—Introduction. International Journal of Communication, v. 15, 7 jul. 2021. p. 3161–3172.
ZULLI, D.; ZULLI, D. J. Extending the Internet meme: Conceptualizing technological mimesis and imitation publics on the TikTok platform: New Media & Society, v. 24, n. 8, dez./2020, p. 1872-1890.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leonardo Pastor, Lisane Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.