Tem final feliz?

A relação entre literatura e spoiler no TikTok

Autores

  • Leonardo Pastor Universidade Federal de Sergipe
  • Lisane Rocha Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28269

Palavras-chave:

TikTok, BookTok, Spoiler, leitura, livros

Resumo

Assim como outras redes sociais, o TikTok consolidou-se como ambiente de interação e discussão entre leitores, formando a comunidade BookTok. Apesar de tradicionalmente associado a prejuízos à experiência literária, o spoiler (revelação de desfechos) emerge na plataforma como prática integrada à dinâmica algorítmica. Este artigo, portanto, tem o objetivo de compreender como a prática de spoiler é desenvolvida na interação entre leitores a partir do ambiente algorítmico do TikTok. Para isso, utilizamos uma metodologia para estudo de aplicativos (método walkthrough) como forma de explorar a plataforma e tornar visíveis os conteúdos e relações entre leitores em torno de spoilers de livros. Demonstramos que esta prática de spoiler torna-se parte de uma filtragem de opções de leitura, além de constituir fator relevante na experiência e interação entre leitores no TikTok.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Pastor, Universidade Federal de Sergipe

Leonardo Pastor é professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe. É pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Corpos, Sensibilidades e Ambientes (ECSAS/UFBA) e do Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologia (LAVINT/UFS). 

Lisane Rocha, Universidade Federal de Sergipe

Lisane Rocha é graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Sergipe.

Referências

BHANDARI, A.; BIMO, S. Why’s Everyone on TikTok Now? The Algorithmized Self and the Future of Self-Making on Social Media. Social Media + Society, v. 8, n. 1, jan./2022, p. 1-11.

CALLON, M. Sociologie de l’acteur réseau. In: AKRICH, M.; CALLON, M.; LATOUR, B. (Eds.). Sociologie de La Traduction: Textes fondauters. Paris: Mines Paris Les Presses, 2006. p. 267–276.

DIJCK, J. VAN; POELL, T.; WAAL, M. D. The Platform Society. New York: Oxford University Press, 2018.

ERIKSSON-KRUTRÖK, M. Algorithmic Closeness in Mourning: Vernaculars of the Hashtag #grief on TikTok: Social Media + Society, v. 7, n. 3, set./2021.

FISCHER, G. D.; PALMA, G. R. #Challenge Memory Unlocked:: o TikTok como dispositivo construtor de memórias audiovisuais a partir da música. Revista Eco-Pós, v. 25, n. 1, jun./2022, p. 249–273.

GRAY, J. E. The geopolitics of ‘platforms’: The tiktok challenge. Internet Policy Review, v. 10, n. 2, 2021.

HAUTEA, S.; PARKS, P.; TAKAHASHI, B.; ZENG, J. Showing They Care (Or Don’t): Affective Publics and Ambivalent Climate Activism on TikTok: Social Media + Society, v. 7, n. 2, abr./2021.

HIEBERT, A.; KORTES-MILLER, K. Finding home in online community: exploring TikTok as a support for gender and sexual minority youth throughout COVID-19. Journal of LGBT Youth, v. 20, n. 4, 2021.

JEFFMAN, T. Booktubers: performances e conversações em torno do livro e da leitura na comunidade booktube. (Tese - Doutorado em Ciências da Comunicação) — Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.

KAPLAN, A. BookTok: como o TikTok ajudou venda de livros a bater recorde nos EUA. Forbes. Disponível em: forbes.com.br/forbeslife/2022/02/booktok-como-o-tiktok-ajudou-venda-de-livros-a-bater-recorde-nos-e ua/. Acesso em: 28 set. 2024.

LATOUR, B. Reagregando o Social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador, São Paulo: Edufba, Edusc, 2012.

LEAVITT, J. D.; CHRISTENFELD, N. J. S. The fluency of spoilers: Why giving away endings improves stories. Scientific Study of Literature, v. 3, n. 1, jan./2013, p. 93–104.

LIGHT, B.; BURGESS, J.; DUGUAY, S. The walkthrough method: An approach to the study of apps. New Media & Society, v. 20, n. 3, mar./2018, p. 93–104.

LOW, B.; EHRET, C.; HAGH, A. Algorithmic imaginings and critical digital literacy on #BookTok. New Media & Society, out./2023, p. 1-18.

MERGA, M. K. How can Booktok on TikTok inform readers’ advisory services for young people? Library & Information Science Research, v. 43, n. 2, 1 abr. 2021.

ROSENBAUM, J. E.; JOHNSON, B. K. Who’s afraid of spoilers? Need for cognition, need for affect, and narrative selection and enjoyment. Psychology of Popular Media Culture, v. 5, n. 3, 2016, p. 273-289.

RYOO, J. H. (JOSEPH); WANG, X. (SHANE); LU, S. Do Spoilers Really Spoil? Using Topic Modeling to Measure the Effect of Spoiler Reviews on Box Office Revenue. Journal of Marketing, v. 85, n. 2, mar./ 2021, p. 70-88.

SAVIC, M. From Musical.ly to TikTok: Social Construction of 2020’s Most Downloaded Short-Video App. International Journal of Communication, v. 15, 7 jul./2021, p. 3173-3194.

SCHELLEWALD, A. Communicative Forms on TikTok: Perspectives From Digital Ethnography. International Journal of Communication, v. 15, fev./2021, p. 1437-1457.

SOUTHERTON, C. Lip-Syncing and Saving Lives: Healthcare Workers on TikTok. International Journal of Communication, v. 15, jul./2021, p. 3248-3268.

SUNDSTRÖM, A. DA S. S. The classification scheme of the booktube community. Em Questão, v. 29, p. e, nov./2023.

VIZIBELI, D. Intimidade ou ostentação? As estantes dos booktubers e os sentidos sobre a leitura e o livro nas redes sociais na contemporaneidade. Texto Livre, v. 17, abr./2024, p. 1-10.

ZENG, J.; ABIDIN, C.; SCHÄFER, M. S. Research Perspectives on TikTok and Its Legacy Apps—Introduction. International Journal of Communication, v. 15, 7 jul. 2021. p. 3161–3172.

ZULLI, D.; ZULLI, D. J. Extending the Internet meme: Conceptualizing technological mimesis and imitation publics on the TikTok platform: New Media & Society, v. 24, n. 8, dez./2020, p. 1872-1890.

Downloads

Publicado

19-06-2025

Como Citar

Pastor, L., & Rocha, L. (2025). Tem final feliz? : A relação entre literatura e spoiler no TikTok. Revista Eco-Pós, 28(1), 548–571. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28269