Como podemos nos comunicar com os objetos?

Mario Perniola e o sentir como forma de se relacionar com o mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i3.28337

Palavras-chave:

sentir, não humanos, coisa, filosofia da comunicação, Mario Perniola

Resumo

O artigo amplia as possibilidades de compreensão e releitura do significado de comunicação tendo como chave fundamental o conceito de "sentir" formulado por Mario Perniola. Ao questionar a tradição do conhecimento ocidental e o privilégio do pensar em relação ao sentir, Perniola postula como a suspensão da subjetividade poderia conduzir a novas relações com o mundo e os objetos, o que poderíamos observar, conforme destaca, em experiências como o cybersex, o uso de alucinógenos e as sonoridades hardcore. Nesses exemplos, a razão humana daria lugar a modos de acessar o mundo desde fora de si, promovendo o "trânsito" ou a "osmose" entre interior e exterior, algo capaz de "pôr em comum" e, assim, fazer comunicar humano e coisa em um tipo de experiência "neutra". Nessa perspectiva, do mesmo modo que nós, sujeitos, poderíamos renunciar à ação, os objetos poderiam agir sobre nós, despertando nossa atenção ou atraindo-nos, em uma espécie de "sex appeal do inorgânico".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eli Borges Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora / Centro Internacional de Pesquisa Atopos USP.

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Comunicação Social e em Filosofia pela USP. Foi bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris. Atua como pesquisador no Centro Internacional de Pesquisa Atopos USP e no Laboratório de Mídias Digitais da UFJF.

Referências

BARTOLONI, P. Objects in Italian Life and Culture: Fiction, Migration, and Artificiality. London: Palgrave Macmillan, 2016.

BIANCHI, E. The Philosophy of Mario Perniola: From Aesthetics to Dandyism. London / New York: Bloomsbury, 2022.

CONTRERAS-KOTERBAY, S. Affrontare Il sex appeal dell'inorganico nell'era della New Aesthetic. In: Le Aventure del Sentire: Il pensiero di Mario Perniola nel Mondo. Milano: Mimesis, 2021, pp. 45-65.

DESCARTES, R. Meditações [1641]. Trad. Jacó Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

HUSSERL, E. Méditations Cartésiennes: Introduction à la Phénoménologie [1931]. Trad. Gabrielle Peiffer et Emmanuel Levinas. Paris: Vrin, 1947.

MERLEAU-PONTY, M. Phénoménologie de la Perception [1945]. Paris: Gallimard, 1976.

PERNIOLA, M. Arte, vida e meio. O sex-appeal do inorgânico no Vale do Côa. Trad. S. Azzoni. In: CRUZ, M. T. Arte antes e depois da arte. Lisboa: Côa Museum, 2010, pp. 85-89.

PERNIOLA, M. Dopo Heidegger. Filosofia e organizzazione della cultura. Milano: Feltrinelli, 1982.

PERNIOLA, M. Enigmas. The Egyptian Moment in Society and Art. Trans. C. Woodall. London: Verso, 1995.

PERNIOLA, M. Expanded Epoché. Iris: European Journal of Philosophy and Public Debate, vol. III, n. 6, 2010, pp. 157-170.

PERNIOLA, M. La differenza italiana. L’Erba Voglio, n. 27, pp. 11-16, 1976.

PERNIOLA, M. O sex appeal do inorgânico [1994]. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Nobel, 2005.

PERNIOLA, M. The Sex Appeal of the Inorganic: A Conversation between Sergio Contardi and Mario Perniola. Journal of European Psychoanalysis, n. 3/4, 1997. Disponível em: http://www.psychomedia.it/jep/number3-4/contpern.htm. Acesso em: 10 jun. 2024.

PERNIOLA, M. Transiti. Come si va dallo stesso allo stesso. Bologna: Cappelli, 1985.

SOURIAU, É. Avoir une âme : essai sur les existences virtuelles. Paris: Société d'Édition Les Belles Lettres, 1938.

SOURIAU, É. Les differents modes d'existence [1943]. Préface de Bruno Latour et Isabelle Stengers. Paris: La Découverte, 2018.

WEBER, M. Die protestantische Ethik und der Geist des Kapitalismus: Vollständige Ausgabe [1904-1905]. München: C.H. Beck, 2004.

WEBER, M. Über einige Kategorien der verstehenden Soziologie [1913]. In: Gesammelte Aufsätze zur Wissenschaftslehre. Hrsg. von Johannes Winckelmann. 6. ed. Tübingen: J.C.B. Mohr [Paul Siebeck], 1985, pp. 427-474.

WITTGENSTEIN, L. Philosophische Untersuchungen [1953]. Berlin: Suhrkamp, 2022.

WITTGENSTEIN, L. Bemerkungen über die Philosophie der Psychologie [1940]. Berlin: Suhrkamp, 1999.

Downloads

Publicado

18-12-2025

Como Citar

Borges Junior, E. (2025). Como podemos nos comunicar com os objetos? Mario Perniola e o sentir como forma de se relacionar com o mundo. Revista Eco-Pós, 28(3), 385–402. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i3.28337