O Letramento Midiático e a Curricularização da Extensão na Pós-graduação em Comunicação

Autores

  • Roseane Andrelo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Aline Lisboa Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28440

Palavras-chave:

Comunicação, Curricularização, Extensão, Letramento midiático, Pós-graduação

Resumo

O artigo destaca a importância do debate sobre a curricularização da extensão na pós-graduação. Apresenta como estudo de caso a disciplina “Media literacy e a gestão do conhecimento midiático: do consumidor ao cidadão”, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Bauru (SP). A proposta mostra-se relevante por estar em seu segundo ano, com resultados favoráveis, interligando o letramento midiático às práticas extensionistas na pós-graduação. O percurso metodológico adota pesquisa participante, em abordagem de ação-reflexão, e pesquisa bibliográfica sobre letramento midiático. Os resultados indicam que a curricularização da extensão não deve se limitar à existência de disciplinas, mas contribuir com novos procedimentos de ensino-aprendizagem no ensino superior, provocando reflexões sobre o impacto social.

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Biografia do Autor

Roseane Andrelo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Livre-docente em Letramento Midiático, doutora em Educação Escolar e mestre em Comunicação.
Professora da graduação em Relações Públicas e da Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade
Estadual Paulista - Unesp.

Aline Lisboa, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Mídia e Tecnologia, doutoranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista -
Unesp. Professora substituta da FAAC, Unesp-campus Bauru.

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Publicado

19-06-2025

Como Citar

Andrelo, R., & Lisboa, A. (2025). O Letramento Midiático e a Curricularização da Extensão na Pós-graduação em Comunicação. Revista Eco-Pós, 28(1), 133–156. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28440