Travecas Travessas: vozes dissidentes na cena pop-periférica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i2.28514

Palavras-chave:

Comunicação e Música, Música pop-periférica, Travestilidades, Dissidências sexuais e de gênero, Artivismo

Resumo

Este artigo analisa as performances do trio travesti Travecas Travessas na cena musical pop-periférica de Bauru (SP), investigando como corpo, som e estética se tornam tecnologias de enfrentamento político, expressão identitária e reconfiguração territorial. A partir de uma imersão comprometida e anotada em suas apresentações e práticas artísticas entre 2023 e 2024, observa-se como essas artistas elaboram um artivismo transfeminista que tensiona normas de gênero, sexualidade e pertencimento em contextos urbanos do interior paulista. Com destaque para a noção de atravecamento, discute-se como suas produções performáticas instauram uma estética da putaria que desestabiliza os regimes cisheteronormativos e reinscreve subjetividades travestis em espaços tradicionalmente interditos. O artigo propõe compreender tais práticas como formas de reexistência e criação cultural nos interstícios da cena pop-periférica brasileira.

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Biografia do Autor

Larissa Pelúcio, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Larissa Pelúcio é Livre-Docente em Estudos de Gênero, Sexualidade e Teorias Feministas. Está como assessora da Coordenadoria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (CAADI -Unesp). Atua como professora de Antropologia no campus da Unesp-Bauru (Departamento de Ciências Humanas - FAAC). Integra o quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na mesma instituição. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizou Pós-doutorado na Université Paris 8 - Vincennes - Saint Denis. Suas pesquisas abordam temas como gênero, sexualidade, saúde, mídias digitais a partir de diálogos com a teoria queer, as epistemologias feministas e os saberes subalternos. É autora do livro "Abjeção e Desejo - uma etnografia travesti sobre o modelo preventivo de aids" e "Amor em Tempos de Aplicativos - masculinidades heterossexuais e a nova economia do desejo" (Annablume). A pesquisadora é assessora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É líder do Grupo de Pesquisa Transgressões - Gênero, Sexualidades, Corpos e Mídias Contemporâneas.

Leonardo Maciel, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Bauru, na linha de pesquisa "Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais", com Bolsa CAPES (segundo colocado). Pós-graduado no MBA em Digital Business pela Universidade de São Paulo (USP), com foco em políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão nas organizações, e Especialista em Diversidade, Inclusão e Cidadania pela Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), com estudos de gênero na educação. Formado em Bacharelado em Marketing pelo Centro Universitário de Lins (UNILINS). Também possui formação como Técnico em Marketing pelo "Centro Paula Souza" (ETEC/Lins). Tem experiência profissional em Associações Comerciais, Assessorias de Comunicação e Imprensa e na Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual em Governo Municipal. Atuou em agências de publicidade no gerenciamento de mídias digitais, direção criativa e coordenação de projetos. É membro dos Grupos de Pesquisa Transgressões - Corporalidades, Gêneros, Sexualidade e Mídias Contemporâneas e Pensamento Comunicacional Latino-Americano (PCLA). Suas pesquisas incluem investigações no campo da Comunicação, Cultura e Música Pop, em interfaces com os Estudos de Gênero, Sexualidade, Diversidade Sexual, Transgeneridades e Travestilidades.

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Publicado

11-11-2025

Como Citar

Pelúcio, L., & Maciel, L. (2025). Travecas Travessas: vozes dissidentes na cena pop-periférica . Revista Eco-Pós, 28(2), 200–222. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i2.28514