Travecas Travessas: voces disidentes en la escena pop periférica
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i2.28514Palabras clave:
Comunicación y música, Música pop-periférica, Travestilidades, Disidencias sexuales y de género, ArtivismoResumen
Este artigo analisa as performances do trio travesti Travecas Travessas na cena musical pop-periférica de Bauru (SP), investigando como corpo, som e estética se tornam tecnologias de enfrentamento político, expressão identitária e reconfiguração territorial. A partir de uma imersão comprometida e anotada em suas apresentações e práticas artísticas entre 2023 e 2024, observa-se como essas artistas elaboram um artivismo transfeminista que tensiona normas de gênero, sexualidade e pertencimento em contextos urbanos do interior paulista. Com destaque para a noção de atravecamento, discute-se como suas produções performáticas instauram uma estética da putaria que desestabiliza os regimes cisheteronormativos e reinscreve subjetividades travestis em espaços tradicionalmente interditos. O artigo propõe compreender tais práticas como formas de reexistência e criação cultural nos interstícios da cena pop-periférica brasileira.
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