Um Corpo Que Escreve É Um Corpo Que Fode
O legado de Kathy Acker na autoficção de McKenzie Wark
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i2.28588Palavras-chave:
Kathy Acker, autoficção, Teoria QueerResumo
McKenzie Wark aceita o desafio de não apenas escrever as memórias do breve mas intenso relacionamento com a romancista Kathy Acker, amiga e amante, pouco antes de sua morte, mas também sistematizar conceitos que atravessam toda a obra literária do ícone do movimento punk. Sob a rúbrica da autoficção, Wark destaca momentos pivotais da relação com Acker para sua compreensão como mulher trans. A partir do mito grego de Atena e Aracne, segue as pistas de uma filosofia para aranhas, que não configura uma sabedoria contemplativa para homens livres, mas é produzida na práxis para mulheres, escravos e animais, um ethos de escrita como reprodução mecânica que rompe com as convenções das propriedades intelectuais: uma baixa teoria.
Downloads
Referências
ACKER, Kathy. The Path of Abjection. In: MCCAFFERY, Larry. Some Other Frequency: interviews with innovative american authors. Philadelphia: University Of Pennsylvania Press, 1996.
BUTLER, Judith. Melancholy Gender: refused identification. Psychoanalytic Dialogues: Symposium on Sexuality/Sexualities, New York, v. 2, n. 5, p. 165-180, 1995.
FERREIRA da SILVA, Denise. A Dívida Impagável. São Paulo: Oficina de Imaginação Política e Living Commons, 2019.
GALLOP, Jane. The deaths of the author: Reading and writing in time. Durham & London: Duke University Press, 2011.
PRECIADO, Paul B. Feminismo Não É Humanismo. 2014. Disponível em: https://territoriosdefilosofia.wordpress.com/2014/11/26/o-feminismo-nao-e-um-humanismo-beatriz-preciado/. Acesso em: 22 ago. 2025.
ROLNIK, Suely. As Aranhas, os Guarani e alguns europeus. In: Outras notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N-1 edições, 2022.
WARK, McKenzie. Filosofia Para Aranhas: Sobre a baixa teoria de Kathy Acker. São Paulo: N-1 Edições, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Henry Fragel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.








