Secret archives of Inquérito Policial Nº 0521/09
Pro Tools sessions as documents of the sound creative process
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27812Keywords:
; found footage; sound design; processo criativo; estudos do som.Abstract
This essay intends to analyze the creative process of the sound construction of a film, taking as main object of study the editing and sound mixing sessions organized in Pro Tools. The sound post-production software sessions bring together all the sound files used in the soundtrack of the film. As a case study, we will analyze the Pro Tools sessions of the horror found footage short film Inquérito Policial Nº 0521/09 (2011), verifying if the sonic style of the film is compatible with the aesthetic model adopted by most films linked to the subgenre. We also want to see how efficiently Pro Tools sessions can document creative decisions related to a movie’s soundtrack.
Downloads
References
BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Cia das Letras, 2006.
BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz: a encenação do cinema. Campinas: Papirus, 2009.
BUHLER, James; NEWMEYER, David; DEEMER, Rob. Hearing the movies: music and sound in film
history. New York: Oxford University Press, 2010.
CARREIRO, Rodrigo. “O som em filmes de falso found footage de horror latino-americanos”. Imagofagia, Buenos Aires, v. 13, pp. 1-24, 2016.
CARREIRO, Rodrigo. “Notas sobre a estética sonora do filme”. O som do filme: uma introdução. (Org. Rodrigo Carreiro). Curitiba: Editora da UFPR/Editora da UFPE, 2018, p. 19-34.
CARREIRO, Rodrigo. O found footage de horror. São José dos Pinhais: Estronho, 2021.
DIAS, Wagner; SALLES, Cecília. “Interações do audiovisual e processos de criação: um campo de experimentação”. Significação, v. 47, n. 54, pp. 121-140, 2020.
ELSAESSER, Thomas. “Cinema mundial: realismo, evidência, presença”. In: Realismo fantasmagórico (org. Cecília Mello). São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, pp. 37-60, 2015.
FELDMAN, Ilana. “O apelo realista: uma expressão estética da biopolítica”. In: Anais do Encontro anual da Compós XVII, São Paulo, 2008.
KERINS, Mark. “Narration in the cinema of digital sound”. The Velvet Light Trap, University of Texas, n. 58, pp. 41-54, 2006.
LUCA, Tiago de. “Realismo dos sentidos: uma tendência no cinema mundial contemporâneo”. Realismo fantasmagórico (org. Cecília Mello). São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, pp. 61-93, 2015.
MANOVICH, Lev. From DV Realism to a Universal Recording Machine. Disponível em http://manovich.net/content/04-projects/031-reality-media/28_article_2001.pdf. Acesso em 12/06/2021.
OPOLSKI, Débora. “A prática de edição e mixagem de som no audiovisual”. O som do filme: uma introdução. (Org. Rodrigo Carreiro). Curitiba: Editora da UFPR/Editora da UFPE, 2018, p. 181-220.
PEREIRA, Kira Santos. Se pode ouvir, escuta: a gênese audiovisual de Ensaio sobre a cegueira. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2010.
QUINLIVAN, Davina. The place of breath in cinema. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2011.
SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.
SCHMIDT, Laila Rotter. “Cinema e processos decriação: Apontamentos acerca do percurso transcriativo de Eles não usam black-tie”. Manuscrítica, São Paulo, n. 16, v. 31, pp. 184-217, 2011.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. “Realismo afetivo: evocar realismo além da representação”. Estudos de literatura brasileira contemporânea, Rio de Janeiro, n. 39, pp. 129-148, 2012.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
TRYON, Chuck. Reinventing cinema: movies in the age of media convergence. New Jersey, RutgersUniversity Press, 2009.
VIEIRA JR, Erly. “Por uma exploração sensorial e afetiva do real: esboços sobre a dimensão háptica do cinema contemporâneo”. Realismo fantasmagórico (org. Cecília Mello). São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, p. 93-113, 2015.
WYATT, Hilary; AMYES, Tim. Audio post production for television and film. Focal Press, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Rodrigo Carreiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.