Arquivos secretos de Inquérito Policial Nº 0521/09
Sessões de Pro Tools como documentos do processo criativo sonoro
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27812Palavras-chave:
Pro Tools, Estudos do som, Processo criativo, Sound design, found footageResumo
Este artigo pretende analisar o processo criativo da construção sonora de um filme, tomando como objeto central de estudo as sessões de edição e mixagem de som organizadas no Pro Tools. As sessões do software de pós-produção sonora reúnem todos os arquivos sonoros do filme, e registram as decisões técnicas e estéticas tomadas durante as fases de edição e mixagem. Como estudo de caso, analisaremos as sessões de Pro Tools do falso found footage de horror Inquérito Policial Nº 0521/09 (2011), verificando se a estilística sonora do filme é compatível com o modelo estético adotado pela maioria dos lançamentos ligados ao subgênero. Desejamos, ainda, verificar em que medida sessões de Pro Tools funcionam como documentos de processos que permitam rastrear as decisões criativas relacionadas à banda sonora de um filme.
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