Ecos pós-coloniais em dois filmes africanos:
as canções de Soleil Ô e Touki Bouki
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27844Keywords:
Artes, Cinema, Música popular, Cinemas africanos, ; Pós-colonialAbstract
Under the light of recent studies on how popular songs operate in fiction cinema, this paper examines the role of songs in the films Soleil Ô (1969) by Med Hondo and Touki Bouki (1973) by Djibril Diop Mambéty, taking into account the complex production scenario involved in films made by filmmakers from Africa and its diasporas, especially in the first years after decolonization. Starting from the assumption that pre-existing popular songs tend to affect the audience by triggering memories, affections, and identification processes, the research observes how the dominant songs in these two films articulate with the narrative as critical discourse and as marks of racism and xenophobia in a post-colonial context.
Downloads
References
ALVIM, Luíza. A música clássica preexistente no cinema de diretores da Nouvelle Vague – anos 50 e 60. Tese. Programa de Pós-graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, 2017.
BORDWELL, David. La narración en el cine de ficción. Barcelona: Paidós, 1996.
DIAS, Mayra Alvarez. El Noticiero ICAIC y sus voces. La Habana: Ediciones La Memoria, 2012.
DÖRING, Katharina. Mbalax – Música Popular no Senegal: uma tradição moderna entre herança colonial e World Music, Sankofa – Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, ano IX, nº XVII, agosto/2016. p. 118-136.
FISHER, Alex. Reclaiming Josephine Baker in the filmic ethnomusicology of Djibril Diop Mambéty, Music and the Moving Image, 12(2), 3-19, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5406/musimoviimag.12.2.0003
FRAILE PRIETO, Teresa. Nostalgia, revival y músicas populares en el último cine español. Quaderns de Cine, n. 9, 2014, p. 107-114. Disponível em: https://revistes.ua.es/quacine/article/view/2014-n9-nostalgia-revival-y-musicas-populares-en-el-ultimo-cine-espanol. Acesso em: 05 mar. 2022.
GORBMAN, Claudia. Unheard Melodies: Narrative Film Music. Londres: BFI, 1987.
GUTBERLET, Marie-Hélène; KUSTER, Brigitta. Le cinéma de Med Hondo. Textes originaux allemands et français, 1970–2020. Berlim: Archive Books, 2021. p. 31-32.
HONDO, Med. Entretien avec Med Hondo. [Entrevista cedida a] Guy Hennebelle, Sabzian, 21 nov. 2018 (publicada originalmente em Cinéma 147, Juin 1970). Disponível em: https://www.sabzian.be/article/entretien-avec-med-hondo. Acessoem: 19 set. 2021.
HUBBERT, Julie. The compilation soundtrack, from the 60’s to the present. In: NEUMEYER, David. The Oxford Handbook of Film Music Studies. Nova Iorque: Oxford University Press, 2014.
KALINAK, Kathryn. Disciplining Josephine Baker: gender, race, and the limits of disciplinarity. In.: BUHLER, James; FLINN, Caryel; NEUMEYER, David (eds.). Music and cinema. Hanover: University Press of New England, 2000. p. 317-8.
KASSABIAN, Anahid. Hearing film: tracking identifications in contemporary Hollywood film music. Nova Iorque e Londres: Routledge, 2001.
KAYE, Andrew Lawrence; ASEVEDO, Everaldo; GAMA, Morgana. A música do filme e a experiência musical africana: alguns comentários sobre um trabalho em andamento, MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, v. 1, n. 3, p. 165-186, 2021. Disponível em: http://musimid.mus.br/revistamusimid/index.php/musimid/article/view/67. Acesso em: 04 mar. 2022.
LACK, Russell. La música en el cine. Madrid: Cátedra, 1999.
LIMA, Morgana Gama de. O metacinema como estratégia de re-escritura pós-colonial: uma leitura de O enredo de Aristóteles. In: ESTEVES, Ana Camila; OLIVEIRA, Jusciele (org.). Cinemas africanos contemporâneos: abordagens críticas. São Paulo: Sesc, 2020. p. 171-185.
MAIA, Guilherme. Canção popular e cinema: memórias, identidades e um falso problema. In: AGUILLERA, Yanet. Mordaças no cinema da América Latina. São Paulo: Discurso Editorial, 2020. p. 149-175.
MENDÍVIL, Julio. The song remains the same? Sobre las biografías sociales y personalizadas de las canciones. El oído Pensante, v. 1, n. 2, 2013, p. 23-49. Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/oidopensante/article/view/7075. Acesso em: 04 mar. 2022.
ORTEGA, Maria L. Los paisajes afectivos de la canción en el cine español del siglo XXI. In: PIEDRAS, Pablo; DUFAYS, Sophie. Conozco la canción: melodías populares en los cines posclásicos de América Latina y Europa. Buenos Aires: Libraría, 2018. p. 65-88.
PIEDRAS, Pablo; DUFAYS, Sophie. Conozco la canción: melodías populares en los cines posclásicos de América Latina y Europa. Buenos Aires: Libraría, 2018.
POWRIE, Phil; STILWELL, Robynn. Changing tunes: the use of pre-existing music in film. Londres: Routledge, 2006.
PREDOTA, George. The story behind Plaisir d’Amour, Interlude, 11 jun. 2018. Disponível em: https://interlude.hk/pleasure-love/. Acesso em: 04 mar. 2022.
SABANEEV, Leonid. Music for the films. Londres: Sir isaac Pitman & Sons, 1935.
SANOGO, Aboubakar. Soleil Ô: “I Bring You Greetings from Africa”, The Criterion Collection (Essays), 01 out. 2020. Disponível em: https://www.criterion.com/current/posts/7120-soleil-i-bring-you-greetings-from-africa. Acesso em: 04 mar. 2022.
SIGNATÉ, Ibrahima. Med Hondo, un cinéaste rebelle. Paris: Présence Africaine, 1994.
SMITH, Jeff. The sounds of commerce: marketing popular film music. Nova Iorque: Columbia University Press, 1998.
SOLEIL Ô. Direção: Med Hondo. Música: Georges Anderson; Produção: Grey Films, Shango Films. Idioma: Francês e Árabe. Distribuição: New Yorker Films. Ficção, 98 min, P&B, 1 DVD, 1967.
THIERS-THIAM, Valérie. A chacun son griot: le mythe du griot-narrateur dans la littérature et le cinéma d’Afrique de l’Ouest. Paris: L’Harmattan, 2005.
THIONG’O, NgugiWa. A descolonização da mente é um pré-requisito para a prática criativa do cinema africano? In: MELEIRO, Alessandra (org.). Cinema no mundo: indústria, política e mercado: África. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 25-34.
TOUKI Bouki. Direção: Djibril Diop Mambéty. Música: AminataFall, Josephine Baker e Mado Robin. Produção: Cinegrit e Studio Kankourama. Som: El Hadj M’Bow. Ficção: 85 min., Color, 1973.
UKADIKE, Nwachukwu F. Black African cinema. Berkeley: University of California Press, 1994.
VALENTE, Heloísa. Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio. São Paulo: Annablume, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Guilherme Maia, Morgana Gama de Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.