Ecos pós-coloniais em dois filmes africanos:

as canções de Soleil Ô e Touki Bouki

Authors

  • Guilherme Maia Universidade Federal da Bahia
  • Portuguese Portuguese Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27844

Keywords:

Artes, Cinema, Música popular, Cinemas africanos, ; Pós-colonial

Abstract

Under the light of recent studies on how popular songs operate in fiction cinema, this paper examines the role of songs in the films Soleil Ô (1969) by Med Hondo and Touki Bouki (1973) by Djibril Diop Mambéty, taking into account the complex production scenario involved in films made by filmmakers from Africa and its diasporas, especially in the first years after decolonization. Starting from the assumption that pre-existing popular songs tend to affect the audience by triggering memories, affections, and identification processes, the research observes how the dominant songs in these two films articulate with the narrative as critical discourse and as marks of racism and xenophobia in a post-colonial context. 

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Author Biographies

Guilherme Maia, Universidade Federal da Bahia

Mestre em musicologia e doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. Como compositor, tem canções gravadas por Ney Matogrosso, Alcione e Elba Ramalho, entre outros. Entre suas publicações estão os livros Elementos para uma poética da música dos filmes (Appris, 2015) e as coletâneas Ouvir o documentário: vozes, música e ruídos (Edufba, 2015), e O cinema musical na América Latina: aproximações contemporâneas (Edufba, 2018).

Portuguese Portuguese, Universidade Federal da Bahia

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom/UFBA) com estágio doutoral na Universidade da Beira Interior/Portugal. Realizou mestrado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA, 2014) e graduação nos cursos de Comunicação Social/Relações Públicas (Universidade do Estado da Bahia, 2008) e Produção Cultural (Facom/UFBA, 2009). É membro do grupo de pesquisa Laboratório de Análise Fílmica (LAF/UFBA), onde pesquisa a relação entre narrativas cinematográficas e cultura oral em cinemas de África e suas diásporas.

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Published

2022-06-21

How to Cite

Maia, G., & Portuguese, P. (2022). Ecos pós-coloniais em dois filmes africanos: : as canções de Soleil Ô e Touki Bouki. Revista Eco-Pós, 25(1), 16–38. https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27844