“Menino de 8 anos protestando?”:
análise de comentários sobre crianças militantes em reportagens do UOL
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i3.27937Keywords:
childhood, participation, citizenship, reception, commentsAbstract
This paper aims to investigate how part of the readers of the UOL news portal sees political actions by children who seek to publicly position themselves and defend causes. We focus on two specific episodes: the attempt to censor the Rio de Janeiro Book Biennial, in 2019, by the mayor of the city, Marcelo Crivella, making an 8-year-old child express his disapproval of the politician’s attitute; the death threat to an 11-year-old Colombian child in January 2021 for asking for better internet access for distance learning during the Covid-19 pandemic. The research focuses on the analysis of comments present in the selected reports, following the perspective of reception studies and the methodology of the content analysis, according to Bardin (2002). As a result, we noted there is an inability on the part of society to believe that young people can act in the public sphere and a clear division between the themes that may or may not be addressed by children.
Downloads
References
ARIÈS, P. A. História social da infância e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2002.
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.
BUCKINGHAM, D. Crescer na era das mídias: as crianças como cidadãs. Florianópolis: [s.n], 2007.
BUCKINGHAM, D. O direito das crianças para os media. In: PONTE, C. (Org.). Crianças e jovens em notícia. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
CARDOSO; G.; LAMY; C. Redes sociais: comunicação e mudança. JANUS.NET, e-journal of International Relations, Lisboa, v. 2, n. 1, primavera 2011, p. 73-96.
CARVALHO, L.; GOUVÊA, M.; SILVA, I. Movimentos sociais, participação infantil e direitos da criança no Brasil. Educação e Pesquisa, 47, 2021.
CHILDREN’S EXPRESS. As crianças hoje em dia: seminário preparado e apresentado por jovens jornalistas. In: CARLSSON, U.; FEILITZEN, C. von (orgs.). A criança e a mídia. Imagem, educação, participação. São Paulo: Cortez, 2002.
CORSARO, W. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.
CUNHA, C.; SOBRINHO, W.P. Quem é Greta Thunberg, eleita personalidade de 2019 pela Time. UOL, 11 dez. 2019. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2019/12/11/quem-e-greta-thunberg-eleita-pesonalidade-de-2019-pela-time.htm>. Acesso em: 11 jul. 2020.
DEL PRIORE, M. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.
DORETTO, J. Pequeno leitor de papel: jornalismo infantil na ‘Folhinha’ e no ‘Estadinho’. 2010. 150p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
DORETTO, J.“Fala connosco!”: o ismo infantil e a participação das crianças, em Portugal e no Brasil. 2015. 286 p. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Universidade de Nova de Lisboa, Lisboa, 2016.
FONSECA JÚNIOR, W. C. da. Análise de conteúdo. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas: 2005.
FERREIRA, L. ‘Não vai ter censura’: manifestantes fazem ato contra Crivella na Bienal do Rio. UOL, 07 set. 2019a. Disponível em: <https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/09/07/nao-vai-ter-censura-manifestantes-fazem-ato-contra-crivella-na-bienal-do-rio.htm>. Acesso em: 15 jan. 2021.
FERREIRA, L. “É só um beijo!”, diz menino de 8 anos que protestou na Bienal. UOL, 08 set. 2019b. Disponível em: <https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/09/08/e-so-um-beijo-diz-menino-de-8-anos-que-protestou-na-bienal.htm>. Acesso em: 17 jan. 2021.
FREIRE, I. Cidadania da criança: escola e sociedade como palcos de participação. Eduser: revista de educação, v. 3, 2011.
MARCELO Crivella, prefeito do Rio, manda recolher livro da Bienal e gera protestos. Jornal Nacional, 06 set. 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/09/06/marcelo-crivella-prefeito-do-rio-manda-recolher-livro-da-bienal-e-gera-protestos.ghtml>. Acesso em: 15 jan. 2021.
MARÔPO, L. Crianças como fontes de informação: Um desafio de inclusão para o jornalismo. Revista Vozes & Diálogo, Itajaí v. 14, n. 2, p. 5-17, 2015. Disponível em: < https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/vd/article/view/8054/4773>. Acesso em: 8 jan. 2021.
MORAIS, J. A de; MILANEZI, F. S.; LIMA, C. O. N. Participação política da juventude do Sul do Brasil: um perfil do jovem participativo. Juventude.br, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 16–24, 2021. Disponível em: https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/243. Acesso em: 8 maio. 2022.
PIACENTI, R. C.; MARTINS, M. do C. Mafalda e a escola: representações da educação argentina em cinco tirinhas de Quino. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v. 36, n. 72, p. 43-58, 2018.
PONTE, C. Crianças & Media: Pesquisa internacional e contexto português do século XIX à actualidade. Lisboa: ICS, 2012.
RUEDA, M. O ambientalista de 11 anos que recebe ameaças de morte por atuação na pandemia. UOL, 28 jan. 2021. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/bbc/2021/01/28/o-ambientalista-de-11-anos-que-recebe-ameacas-de-morte.htm>. Acesso em: 01 fev. 2021.
SALLES, L. M. F. Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos.
Estudos de Psicologia, Campinas, v. 22, n. 1, p. 33-41, jan.-mar. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-166X2005000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 jan. 2021.
SARMENTO, M. J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, V. M. R.; SARMENTO, M. J. (Org). Infância (In)Visível. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2007, p. 25-49.
STEARNS, P. A infância. São Paulo: Contexto, 2006.
TOMÁS, C. Há muitos mundos no mundo: Cosmopolitismo, participação e direitos da criança. 2007, 414 p. Tese (Doutorado em estudos da criança área de especialização em sociologia da infância ) – Universidade do Minho, Braga, 2007.
TOMAZ, R. O que você vai ser antes de crescer? Youtubers, infância e celebridade. Salvador: Edufba, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Winycius Morais dos Santos, Juliana Doretto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.