“Menino de 8 anos protestando?”:
análise de comentários sobre crianças militantes em reportagens do UOL
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i3.27937Palabras clave:
infância, participação, cidadania, comentáriosResumen
Este artigo tem o objetivo de investigar como parte do público leitor do portal de notícias UOL enxerga ações políticas de crianças que buscam posicionar-se e defender causas publicamente. Temos como foco dois episódios específicos: a tentativa de censura na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 2019, pelo então prefeito da cidade, Marcelo Crivella, levando uma criança de oito anos a expressar seu repúdio pela atitude do político; a ameaça de morte a uma criança colombiana de 11 anos, em janeiro de 2021, por pedir um melhor acesso à internet para o ensino à distância durante a pandemia do Covid-19. A pesquisa se volta à análise de comentários gerados pelas reportagens selecionadas, seguindo a metodologia da análise de conteúdo. Como resultados, nota-se a incapacidade de parte da sociedade em crer que o jovem possa agir na esfera pública e uma clara divisão entre os temas que podem ou não ser abordados pelas crianças.
Descargas
Citas
ARIÈS, P. A. História social da infância e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2002.
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.
BUCKINGHAM, D. Crescer na era das mídias: as crianças como cidadãs. Florianópolis: [s.n], 2007.
BUCKINGHAM, D. O direito das crianças para os media. In: PONTE, C. (Org.). Crianças e jovens em notícia. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
CARDOSO; G.; LAMY; C. Redes sociais: comunicação e mudança. JANUS.NET, e-journal of International Relations, Lisboa, v. 2, n. 1, primavera 2011, p. 73-96.
CARVALHO, L.; GOUVÊA, M.; SILVA, I. Movimentos sociais, participação infantil e direitos da criança no Brasil. Educação e Pesquisa, 47, 2021.
CHILDREN’S EXPRESS. As crianças hoje em dia: seminário preparado e apresentado por jovens jornalistas. In: CARLSSON, U.; FEILITZEN, C. von (orgs.). A criança e a mídia. Imagem, educação, participação. São Paulo: Cortez, 2002.
CORSARO, W. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.
CUNHA, C.; SOBRINHO, W.P. Quem é Greta Thunberg, eleita personalidade de 2019 pela Time. UOL, 11 dez. 2019. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2019/12/11/quem-e-greta-thunberg-eleita-pesonalidade-de-2019-pela-time.htm>. Acesso em: 11 jul. 2020.
DEL PRIORE, M. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.
DORETTO, J. Pequeno leitor de papel: jornalismo infantil na ‘Folhinha’ e no ‘Estadinho’. 2010. 150p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
DORETTO, J.“Fala connosco!”: o ismo infantil e a participação das crianças, em Portugal e no Brasil. 2015. 286 p. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Universidade de Nova de Lisboa, Lisboa, 2016.
FONSECA JÚNIOR, W. C. da. Análise de conteúdo. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas: 2005.
FERREIRA, L. ‘Não vai ter censura’: manifestantes fazem ato contra Crivella na Bienal do Rio. UOL, 07 set. 2019a. Disponível em: <https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/09/07/nao-vai-ter-censura-manifestantes-fazem-ato-contra-crivella-na-bienal-do-rio.htm>. Acesso em: 15 jan. 2021.
FERREIRA, L. “É só um beijo!”, diz menino de 8 anos que protestou na Bienal. UOL, 08 set. 2019b. Disponível em: <https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/09/08/e-so-um-beijo-diz-menino-de-8-anos-que-protestou-na-bienal.htm>. Acesso em: 17 jan. 2021.
FREIRE, I. Cidadania da criança: escola e sociedade como palcos de participação. Eduser: revista de educação, v. 3, 2011.
MARCELO Crivella, prefeito do Rio, manda recolher livro da Bienal e gera protestos. Jornal Nacional, 06 set. 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/09/06/marcelo-crivella-prefeito-do-rio-manda-recolher-livro-da-bienal-e-gera-protestos.ghtml>. Acesso em: 15 jan. 2021.
MARÔPO, L. Crianças como fontes de informação: Um desafio de inclusão para o jornalismo. Revista Vozes & Diálogo, Itajaí v. 14, n. 2, p. 5-17, 2015. Disponível em: < https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/vd/article/view/8054/4773>. Acesso em: 8 jan. 2021.
MORAIS, J. A de; MILANEZI, F. S.; LIMA, C. O. N. Participação política da juventude do Sul do Brasil: um perfil do jovem participativo. Juventude.br, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 16–24, 2021. Disponível em: https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/243. Acesso em: 8 maio. 2022.
PIACENTI, R. C.; MARTINS, M. do C. Mafalda e a escola: representações da educação argentina em cinco tirinhas de Quino. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v. 36, n. 72, p. 43-58, 2018.
PONTE, C. Crianças & Media: Pesquisa internacional e contexto português do século XIX à actualidade. Lisboa: ICS, 2012.
RUEDA, M. O ambientalista de 11 anos que recebe ameaças de morte por atuação na pandemia. UOL, 28 jan. 2021. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/bbc/2021/01/28/o-ambientalista-de-11-anos-que-recebe-ameacas-de-morte.htm>. Acesso em: 01 fev. 2021.
SALLES, L. M. F. Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos.
Estudos de Psicologia, Campinas, v. 22, n. 1, p. 33-41, jan.-mar. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-166X2005000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 jan. 2021.
SARMENTO, M. J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, V. M. R.; SARMENTO, M. J. (Org). Infância (In)Visível. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2007, p. 25-49.
STEARNS, P. A infância. São Paulo: Contexto, 2006.
TOMÁS, C. Há muitos mundos no mundo: Cosmopolitismo, participação e direitos da criança. 2007, 414 p. Tese (Doutorado em estudos da criança área de especialização em sociologia da infância ) – Universidade do Minho, Braga, 2007.
TOMAZ, R. O que você vai ser antes de crescer? Youtubers, infância e celebridade. Salvador: Edufba, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Winycius Morais dos Santos, Juliana Doretto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.